informe o texto

Notícias | Legislativo

Câmara Federal aprova auditoria do TCU para avaliar gastos do cartão corporativo da Presidência

CÂMARA FEDERAL

25/05/2021 - 13:52 | Atualizada em 26/05/2021 - 08:47

Gabriela Macedo

Foi aprovada por unanimidade, na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados, a PFC 36/2019, de autoria do deputado federal Elias Vaz (PSB-GO).  A proposta é uma espécie de auditoria do Tribunal de Contas da União que tem como alvo os gastos do cartão corporativo da Presidência da República.

Elias Vaz explica a necessidade de uma auditoria rigorosa para que seja investigado “onde estão indo parar esses milhões do cartão corporativo’ da Presidência”.

“O cidadão tem o direito de saber como é gasto o dinheiro público. Quando era deputado, Bolsonaro criticava os gastos com cartão corporativo e a falta de transparência do governo. Agora faz o mesmo. As despesas com o cartão estão aumentando ano a ano, passando de R$ 1 milhão por mês. Exemplo disso foram os altos gastos com as férias do presidente”, afirmou Elias Vaz.

O parlamentar apresentou o requerimento em outubro de 2019. No entanto, após o então presidente da Comissão e aliado de Bolsonaro, Léo Motta (PSL-MG), se tornar o relator da PFC 36, a matéria ficou engavetada.

Somente em 2021, como novo presidente da comissão, Áureo Ribeiro (SDD-RJ) deu andamento ao pedido. Em seguida, os parlamentares acataram o parecer do relator, Kim Kataguiri (DEM-SP), pela aprovação. “É válido reconhecer os efeitos benéficos para a sociedade da fiscalização dos gastos públicos. Importa analisar se os recursos federais foram empregados de acordo com a legislação em vigência”, destacou o relator.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet