informe o texto

Notícias | Jurídico

PF pede instauração de inquérito para investigar Dias Toffoli por venda de decisões

11/05/2021 - 19:04 | Atualizada em 12/05/2021 - 19:16

Jô Navarro

PF pede instauração de inquérito para investigar Dias Toffoli por venda de decisões

Foto: Nelson Jr/STF

A Polícia Federal pediu ao Supremo Tribunal Federal que investigue o ministro Dias Toffoli. Segundo a Folha, a base do pedido é a delação premiada do ex-governador do RJ Sérgio Cabral.

Segundo o jornal, Toffoli recebeu R$ 4 milhões em troca de favorecimento a dois prefeitos no TSE. O ministro integrou o TSE de 2012 a 2016 e o presidiu de maio de 2014 a maio de 2016. 

O pedido da PF foi enviado ao ministro Edson Fachin, que encaminhou à Procuradoria-Geral da República. Cabe a ele formalizar pedido de inquérito para investigar ministros do Supremo.

O acordo foi encaminhado ao ministro Fachin, que homologou a delação premiada de Sérgio Cabral com a Polícia Federal. O acordo foi criticado pela PGR e força-tarefa da Lava Jato no Rio. Eles alegam que o delator não apresentou fatos novos. 

A delação precisou ser validada pelo STF por envolver autoridades com prerrogativa de foro, políticos e ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunal de Contas da União (TCU). 

À época, Toffoli presidia a Corte e coube a ele analisar os 12 inquéritos autorizados por Fachin, a fim de decidir se deveriam ser distribuídos a outro ministro do STF. Dias Toffoli pediu o parecer da PGR, que opinou pelo arquivamento das investigações.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet