informe o texto

Notícias | Executivo

Emanuel Pinheiro toma posse hoje como prefeito de Cuiabá

01/01/2017 - 15:13

Jô Navarro

O ex-deputado Emanuel Pinheiro (PMDB) toma posse neste domingo (1º-01) como prefeito de Cuiabá, capital de Mato Grosso. A solemidade acontece às 16h na Câmara de Vereadores.

Ás 18h começa a cerimônia de transmissão do cargo no Centro de Eventos do Pantanal, aberta ao público.

Pinheiro e o vice-prefeito Niuan Ribeiro (PTB), avogado, foram eleitos com 157.877 votos no segundo turno, após uma acirrada campanha.

O prefeito eleito se comprometeu a realizar uma gestão humanizada, com foco na valorização da dignidade dos cidadãos. Dentre suas propostas destacam-se a licitação do transporte público, a conclusão das obras do novo Pronto Socorro e horário estendido nas creches municipais.

Em tempo de crise econômica nacional e estadual, Emanuel Pinheiro já antecipou que pretende enxugar o quadro de servidores e vai centrar esforços para garantir o equilíbrio financeiro.

Biografia
Nascido em Cuiabá no dia 12 de abril de 1965, filho do ex-deputado federal Emanuel Pinheiro da Silva Primo e Maria Helena de Freitas Pinheiro, costuma dizer que a vocação política vem mesmo de berço. Perdeu o pai quando tinha apenas 9 anos. Aos 17 anos, convidado pelo então deputado federal Jonas Pinheiro a trabalhar em seu gabinete em Brasília. Foi na capital federal que formou-se em Direito, em 1988.

Em 1988, aos 23 anos, Emanuel Pinheiro foi eleito vereador pela primeira vez e assumiu a vice-liderança do governo na Casa.Reeleito em 1992, dois anos depois foi eleito deputado estadual aos 29 anos.

Emanuel Pinheiro disputou a prefeitura de Cuiabá em 2000, quando teve como candidata a vice-prefeita Odete Trechand, mas não foi eleito.

2002
Com quase 14 mil votos, mesmo sendo mais votado que vários eleitos, é conduzido a primeira suplência do Partido Democrático Trabalhista (PDT) devido à legislação eleitoral.

2003
Começa dar aula de Direito Constitucional na Universidade de Cuiabá (UNIC). Assume a vaga deixada pelo professor constitucionalista, o atual governador Pedro Taques (PSDB).

2004
Assume a presidência do PDT de Cuiabá e conduz o partido para apoiar candidatura do deputado federal Wilson Santos à prefeitura da Capital.

2005
Assume em janeiro a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU), na gestão do então prefeito Wilson Santos (PSDB). A gestão é marcada pela desativação do Terminal de Integração da Praça Bispo Dom José e implantação da bilhetagem eletrônica (cartão transporte).

2006
Filia-se ao PL e participa da coordenação da campanha eleitoral de reeleição do então governador Blairo Maggi e do deputado federal Wellington Fagundes.

2007
Fundador do Partido da República (PR) no Estado de Mato Grosso ao lado dos senadores Blairo Maggi, Wellington Fagundes, e demais lideranças políticas como Moisés Sachetti, Adilton Sachetti, Antonio Pagot e Homero Pereira.

2008
Coordena as primeiras eleições municipais no estado pelo Partido da República. O partido sai vitorioso nas urnas, elegendo 33 prefeitos, 16 vice-prefeitos, 228 vereadores.

2009
Emanuel Pinheiro é reconduzido à secretaria-geral do Partido da República e consolida a formação política do partido no Estado.

2010
Emanuel Pinheiro é eleito deputado estadual pelo Partido da República com mais de 20 mil votos.

2014
Com mais de 34 mil votos Emanuel Pinheiro é reeleito deputado estadual pelo Partido da República. Em 2015 migrou para o PMDB.

Visite nossa página no Facebook

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet