informe o texto

Notícias | Legislativo

Paim diz que o Brasil perde R$ 8 bi por ano por não reciclar o lixo

14/05/2014 - 16:43

Redação

 O senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que o Brasil deixa de ganhar R$ 8 bilhões por ano por não reciclar todo o lixo que pode ser reaproveitado. E isso ocorre principalmente porque ainda não existe uma coleta seletiva em todo o país, como exige a política nacional de resíduos sólidos.

Segundo o senador, metade do lixo urbano produzido no Brasil ainda é jogada nos lixões, que devem ser extintos até agosto desse ano. Ele lamentou, no entanto, que muitos municípios não estejam fazendo nada para que isso se torne realidade e disse que Santa Catarina é o único estado que já eliminou os lixões de seu território.

Paulo Paim disse que, até o final de 2013, o Brasil tinha  quase 3 mil lixões em atividade e apenas 1,4% das 189 mil toneladas de lixo urbano produzidas por dia no país era reciclado. Para mudar isso, ele propõe que o Congresso destine recursos no orçamento para a efetiva implantação da política nacional de resíduos sólidos.

- É necessário que todos se conscientizem sobre o quanto é importante separar o lixo, sobre o lucro que isso pode gerar e os imensos benefícios dessa ação em todos os sentidos: saúde , trabalho, renda, qualidade de vida e meio ambiente. Esse princípio precisa ser acertado em nossa cultura – afirmou o senador.

Fonte: Agência Senado

 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet