Convocado pela Assembleia Legislativa para explicar as irregularidades constatadas nas obras de infraestrutura e de mobilidade urbana, o secretário estadual da Secretaria Extraordinária da Copa 2014, Maurício Guimarães, nada acrescentou.
Diante dos deputados que compõem a Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte, Guimarães elogiou sua equipe e não apresentou números, aparentando despreparo para a oitiva. Para ele as falhas citadas pelo CREA/MT no relatório técnico são "normais". A equipe da Secopa gastou longo tempo com apresentação digital das obras num telão, exaltando o trabalho por eles realizados.
O presidente da Comissão, deputado Sebastião Rezende, cobrou prazos e datas de conclusão das obras, bem como os valores pagos até agora pelas obras, mas Guimarães não informou.
A deputada Luciane Bezerra (PSB) pressionou e criticou as obras do VLT. "Vocês sabiam que isso ia acontecer e que nós estávamos certos", questionou a deputada, referindo-se ao atraso das obras e a impossibilidade de ser concluída até junho, mês da Copa do Mundo.
Maurício Guimarães foi acompanhado de pelo menos 30 engenheiros, mas nada contribuiu para esclarecer as dúvidas dos parlamentares e da sociedade.
Atrasos
Para a Secopa, as principais razões que justificariam o atraso no cumprimento dos prazos seriam as interferências como as da rede de esgoto, água e telefonia. Segundo a CAB Cuiabá, no entanto, todas as intervenções solicitadas já foram concluídas.
Aditivos
O secretário da Secopa admitiu que todas as obras para o Mundial sofreram aditivo de prazo de entrega, com exceção do VLT, que não ficará pronto até a Copa. As principais obras, como Arena Pantanal, Aeroporto Marechal Rondon, Fan Fest e Centros Oficiais de Treinamento (COTs), que estão na Matriz de Responsabilidade da Fifa, ainda não estão prontas. Maurício Guimarães não informou o valor dos aditivos.
Contradição
Maurício Guimarães contradisse o governador Silval Barbosa, que afirmou ter retirado o VLT da matriz de Responsabilidades da Fifa. Asseverou que o VLT continua na lista de obras obrigatórias para a realização do Mundial, da qual também fazem parte a Arena Pantanal, a adequação do entorno da arena, o corredor viário Mário Andreazza, os dois Centros Oficiais de Treinamento (COTs) e o aeroporto Marechal Rondon.
Postura
A postura do secretário Maurício Guimarães chega a ser acintosa para com a Assembleia Legislativa. Convocado com antecedência para falar sobre os aditamentos de prazos e de valores das obras que estão sendo feitas em Cuiabá e Várzea Grande para a Copa do Mundo deste ano, alegou não estar preparado para dar estas respostas.