informe o texto

Notícias | Legislativo

Pedro Simon: Congresso está de cócoras

06/02/2014 - 19:02

Redação

 O senador Pedro Simon (PMDB-RS), o político mais respeitado do país, criticou, nesta quinta-feira (6), o que chamou de balcão de negócios instalado no Congresso Nacional e no governo da presidente Dilma Rousseff. Na quarta-feira (5), disse o senador, o país teve mais um exemplo da submissão do Congresso ao Executivo com o adiamento da votação do projeto que altera o indexador da dívida dos estados.

Na avaliação de Simon, ao tomar essa decisão, o Senado optou por dar as costas para tudo o que os estados brasileiros representam e comprovou que o Congresso está “de cócoras” o que, afirmou, é algo tão grave quanto um Congresso fechado.
 
Simon lamentou que o Legislativo, constantemente, tome decisões contrárias aos anseios do povo e frisou que a votação dos parlamentares de acordo com suas convicções individuais seria o primeiro passo para uma reforma política.
 
- Se a proposta legislativa for aprovada, ou rejeitada, que seja porque as nossas consciências assim o orientem, e não porque se construiu maiorias a poder de promessas nem sempre lastreadas na boa conduta. Quem sabe essa atitude seja, então, o início, de fato, de uma reforma política?Ou, pelo menos de uma reforma na conduta dos políticos - disse o senador.
 
Pedro Simon ainda criticou a presidente Dilma por fazer discursos sobre a falta de recursos públicos e, ao mesmo tempo, gastar fortunas em obras para a Copa. Em sua avaliação, a atitude demonstra que o país tem dinheiro para atender interesses de grupos, mas não necessidades públicas como transporte, saúde e educação de qualidade.