informe o texto

Notícias | Brasil

Operação Piloto desarticula esquema internacional de tráfico de drogas

02/12/2013 - 08:57

Redação

 A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (02/12) a Operação Piloto, com o objetivo de prender os chefes de um grande esquema internacional de tráfico de drogas, na região de fronteira com o Paraguai, nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.

Ao todo, policiais federais dão cumprimento a 46 mandados de prisão e 53 mandados de busca e apreensão, em 24 municípios de 6 Estados, todos expedidos pela 1ª. Vara da Justiça Federal em Umuarama. Cerca de 250 policiais federais trabalham no cumprimento dos mandados nos seguintes lugares: 

 

Estado

          Cidades

Paraná

          Umuarama; Foz do Iguaçu; Londrina; Cascavel; Cambé; Ibiporâ; Xambrê.

Mato Grosso do Sul

          Ponta Porã; Eldorado; Amambaí; Sete Quedas; Coronel Sapucaia; Paranhos; Iguatemi; Mundo Novo; Três Lagoas.

São Paulo

          São Paulo; Indaiatuba; São Vicente; Rancharia; Bauru

Espírito Santo

          Baixo Gandu

Santa Catarina

          São José

Sergipe

          Aracaju

 

As investigações tiveram início no mês de maio de 2013, quando foi identificado um empresário do ramo de transportes, da cidade de Umuarama, que estaria utilizando parte da frota para transportar grandes quantidades de maconha, escondidos em meio a cargas de sofás e cadeiras. A droga vinha do Paraguai e era levada para o Estado de São Paulo.

Com o avançar das investigações, foi identificada uma ampla rede internacional, formada por 16 quadrilhas de tráfico de drogas, operando a partir de Umuarama. Essas quadrilhas compravam grandes quantidades de maconha, cocaína, crack, armas de fogo e munições, transportavam tudo para o território brasileiro e, depois, distribuíam nos grandes centros consumidores, principalmente no estado de São Paulo.

Ao longo dos sete meses de trabalhos, já foram efetuadas 67 prisões em flagrante em três Estados – PR, MS e SP – e apreendidas grandes quantidades de drogas, armas, dinheiro e veículos, conforme relação abaixo:

- Maconha: 49 toneladas;

- Cocaína: 383 kg;

- Crack: 125 kg;

- Lança Perfume: 2.720 frascos;

- Ecstasy: 8.052 comprimidos;

- Munições: 2.092 projéteis;

- Armas de fogo: 5  fuzis; 6  pistolas;  1 revólver; 3 espingardas

- Veículos: 51 veículos, sendo 26 automóveis, 23 caminhões/carretas e 2 motocicletas;

- Dinheiro em espécie: R$ 394 mil.

Os presos serão recolhidos a estabelecimentos penitenciários nos Estados do Paraná e São Paulo onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet