informe o texto

Notícias | Legislativo

Deputados suspendem sessão para reunião com governador para tratar da greve dos professores

18/09/2013 - 08:02

Itimara Figueiredo

Os deputados se reúnem no início da manhã desta quarta-feira (18), às 8 horas, no Palácio Paiaguás, com o governador Silval Barbosa (PMDB), para discutir medidas que culminem com o fim da greve dos profissionais da rede pública estadual de ensino. Por isso, a sessão matutina está suspensa para que todos os parlamentares participem. Essa decisão foi unânime durante a reunião do Colégio de Líderes, realizada na terça-feira (17), que contou com a presença do secretário estadual de Educação, Ságuas Moraes (PT).    

O anúncio foi feito durante a sessão de ontem, pelo deputado José Riva (PSD), que defende o diálogo como o melhor caminho para colocar fim ao impasse, que já se arrasta por 35 dias e prejudica o calendário escolar. “Na reunião do colégio de líderes foi unânime a posição da Assembleia, de que o governo deverá conversar com a categoria para formular uma proposta. Tivemos a oportunidade de debater com professores e, por isso, pedimos ao governador Silval que reabra o diálogo”, informou Riva aos representantes do Sintep e da CUT, presentes nas galerias do Plenário das Deliberações.
 
“A sessão está suspensa até que seja realizada essa reunião com o governador”, assegurou o presidente da Casa, deputado Romoaldo Junior (PMDB). O deputado Ezequiel Fonseca (PP) disse que o governo judicializou a greve dos professores, pediu cálculo ao Sintep sobre condições financeiras para o reajuste salarial da categoria, mas não abriu ao diálogo. “Alunos estão prejudicados porque não há mais tempo para recuperar o ano letivo em 2013”.
 
GREVE - Os professores da rede pública estadual estão em greve há 35 dias. Orlando Francisco, secretário de Finanças do Sintep - Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), disse que a paralisação vai continuar enquanto não houver uma negociação com o Governo do Estado que atenda às reivindicações da categoria.
 
“Mais uma vez viemos pedir o posicionamento da Assembleia Legislativa, pois até o momento não há posição concreta do governo em relação às nossas reivindicações”, disse Orlando, que liderou os representantes da categoria durante a sessão desta terça-feira (17).
 
Com uma pauta extensa, o Sintep destaca entre os pedidos a questão salarial dos profissionais. Orlando ressalta que um estudo feito recentemente apontou que o estado tem receita compatível com o reajuste solicitado. “O estudo mostra que é possível atender nossa reivindicação, saindo de 25% para 27% conforme percentual previsto na Constituição Estadual. E saindo dos 60% da folha para 65% da folha de pagamento. Isso seria um correspondente a 10.41%, mais a inflação do período, ou seja, 15% para pagar o piso salarial em 2013 considerando maio como a data base”, explicou o secretário.
 
A categoria defende também que, diferente do governo que propõe fazer mais um concurso público em 2014 para atender o setor, o Sintep quer que seja dado provimento de cargos para os aprovados e classificados no último certame. Além disso, que pede a garantia da hora-atividade prevista na Lei Orgânica dos Profissionais da Educação Básica - Lopeb aos professores interinos.
 
Caso não haja posicionamento a greve continua e o acampamento também nas proximidades da Secretaria Estadual de Educação – Seduc, no Centro Político Administrativo, onde o Sintep oferece apoio para os profissionais, com alimentação, serviços de som, tendas e transporte para facilitar a participação dos profissionais de outros municípios da rede pública de ensino, distribuídos em 15 regionais. Em média, 50 pessoas permanecem no acampamento por dia, que inclusive dormem no local.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet