informe o texto

Notícias | Geral

Umidade do ar cai a 14% em Cuiabá

30/07/2013 - 16:31

Redação

Neste momento em Cuiabá a temperatura é de 34ºC e a umidade relativa do ar é de apenas 14%.

Segundo o Cptec-Inpe, o destaque da previsão de tempo para esta semana é a atuação de um amplo e intenso anticiclone em 500 hPa que garante a atuação da massa de ar seco sobre grande parte do Brasil.

Este sistema está centrado nas análises desta terça-feira (30/07) sobre o Paraguai, mas sua circulação atua sobre todo território brasileiro. Com isso, a subsidência do ar gerada por esta circulação leva ar mais seco para as camadas mais baixas da troposfera, padrão que inibe o desenvolvimento de nuvens e deixa baixa a umidade relativa do ar no período da tarde, principalmente no Centro-Oeste, parte do Sudeste, Sul, RO, sul do PA e do TO, onde em algumas localidades os valores de umidade poderão ficar em torno ou ligeiramente abaixo dos 20%. Com a maior incidência de radiação solar no decorrer das tardes a amplitude térmica é grande, pois, com as noites de céu claro a temperatura mínima fica bastante baixa devido à perda radiativa noturna, entrando em significativa elevação no decorrer do período. 

A perda radiativa noturna também favorece a formação de nevoeiro e/ou neblina nos próximos dias em áreas do Sul, Sudeste e do MS. 

Ao longo da semana o fluxo de sudeste em superfície e a presença de distúrbios no escoamento favorecem a instabilidade pela faixa leste do Nordeste deixando o tempo com muitas nuvens e períodos de chuva neste setor. 

A partir da quarta-feira (31/07) um Vórtice Ciclônico (VC) nos níveis médio e alto começará a cruzar os Andes advectando vorticidade ciclônica e aliado ao JBN, que ganha força, instabilizará o tempo sobre a Argentina. Este padrão sinótico aprofundará uma baixa em superfície avançando um sistema frontal pelo Uruguai na quinta-feira (01/08), com isso, a partir deste dia a instabilidade pré-frontal já poderá influenciar o tempo nas áreas de fronteira do RS com este país provocando pancadas de chuva localmente fortes, principalmente entre a tarde e noite. 

Na sexta-feira (02/08) a frente fria deve avançar pelo RS, com isso, choverá pela manhã no sul e oeste do estado gaúcho, mas o tempo vai ficando mais estável no decorrer do período nesta área. Nas demais áreas do RS haverá muita nebulosidade e pancadas de chuva. Esta frente não terá grande avanço pelo continente, atuando pelo RS até o sábado (03/08) e daí se afastando para o mar. A massa de ar seco seguirá atuando pelo interior do Brasil. 

Risco de fogo

A baixa umidade do ar aumenta o risco de ocorrência de queimadas. O mapa abaixo mostra que o estado de Mato Grosso está com risco alto e crítico.

 

 

Risco de Fogo gerado em 2013/07/29 (com dados dos últimos 120 dias) e Prognósticos pelos Modelos Regional ETA 15 km e

Global T213 63 km (Cuba) do CPTEC com inicialização em 2013/07/30 - 00 ou 12 UTC

 name=

 class= class= class= class= class=
Risco de Fogo
Previsto para hoje
FOGOGRAMA title= title=
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet