informe o texto

Notícias | Brasil

Eike Batista renuncia à presidência de Conselho de Administração da MPX; ações sobem

04/07/2013 - 13:13

Redação

O empresário Eike Batista renunciou à presidência do Conselho de Administração da MPX Energia, empresa do Grupo EBX. A decisão foi tomada durante reunião do conselho ontem (4). Jorgen Kildahl, que era vice-presidente do órgão, foi indicado como presidente interino.

Eike Batista, fundador da EBX, atuava como presidente do Conselho de Administração das seis empresas de capital aberto do grupo. Na MPX, que atua no mercado de geração de energia elétrica, o empresário presidia o conselho há seis anos.

Ao mesmo tempo, foram anunciadas mudanças na estrutura da MPX, que se unirá à parceira E.ON, e deverá mudar de nome. Além disso, haverá oferta de ações no valor de R$ 800 milhões. Segundo nota da empresa, a MPX, que já opera usinas capazes de produzir 1.780 megawatts (MW) de energia elétrica, deve participar dos leilões de energia nova do governo federal. A empresa também tem projetos em construção capazes de gerar 1.114 MW.

O anúncio de reestruturação da MPX aconteceu em meio às desvalorizações de ações de empresas de seu grupo, o EBX, ocorridas nas últimas semanas.

Eike sai e ações sobem


Após quatro dias de queda, o principal índice acionário da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&Bovespa) opera em alta nesta quinta-feira (4), ajudada pelo bom humor externo, depois que o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, sinalizou que a instituição pode reduzir as taxas de juros da região e afirmou que o fim do programa de estímulos está bastante distante. O dia também é de recuperação dos papéis das empresas do grupo de Eike Batista, que aparecem como os destaques de alta.Às 12h05 (horário de Brasília), o Ibovespa avançava 2,2%, aos 46.064 pontos.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet