Imprimir

Imprimir Notícia

22/03/2021 - 12:45 | Atualizada: 23/03/2021 - 17:15

Lúdio reforça necessidade de quarentena imediata em MT; colegas discordam

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) reafirmou nesta segunda-feira (22) a necessidade urgente de insitutiur quarentena imediata de no mínimo 14 dias seguidos para conter e frear a pandemia. O parlamentar é médico sanitarista e ressaltou, para o Caldeirão Político, que toque de recolher e a antecipação de feriados são melhores que nada, mas da forma que estão sendo feitos têm pouco impacto sobre a curva epidêmica. Assim como o toque de recolher tem seu efeito diluído no dia seguinte, com funcionamento normal de todas as atividades durante o dia, o efeito da antecipação de feriados, da forma como foi anunciado pelo governador, distribuídos em dois finais de semana com dias úteis entre eles, será diluído pelo funcionamento normal de todas as atividades nesses dias úteis. 

Hoje o governador Mauro Mendes (DEM) anunciou que está dialogando com os Poderes e adiou o envio para a Assembleia Legislativa, do projeto que antecipa feriados no estado. Segundo o governo, outras medidas 'imediatas' e 'mais efetivas' serão anunciadas até amanhã, terça-feira, que entrarão em vigor na sexta-feira (26). O consenso entre os setores e o Governo é de que há a necessidade urgente de se tomar medidas mais efetivas. Por isso, as novas ações deverão ter início na próxima sexta-feira, dia 26 de março. Todas as informações sobre vigência e como irá funcionar serão divulgadas nesta terça-feira.

"Desde a terceira semana de janeiro, estou cobrando do governador que decrete quarentena em todo o território do estado, com fechamento das atividades não essenciais, e que os serviços essenciais funcionem sem restrição de horário, para evitar aglomerações. O governador insiste em não tomar essa medida, para atender setores econômicos. Mas precisamos lembrar que, sem conter a transmissão, a pandemia vai se prolongar e a economia vai sofrer ainda mais. Uma medida mais acertada seria estender o feriado sem interrupções. Precisamos de quarentena imediata, por pelo menos 14 dias seguidos, para conter a transmissão e frear a pandemia."

Neste momento os deputados debatem ana Assembleia Legislativa a possível quarentena de 10 dias e vários já se manifestaram contra  a paralisação do comércio e cobram mais investimentos do governo estadual. São eles: Janaina Riva, Sebastião Resende, Carlos Avalone, Faissal Calil, Xuxu Dal Molin. O deputado Elizeu Nascimento reforçou o pedido de inclusão das forças de segurança no grupo prioritário de vacinação. 

"Isolamento social efetivo em MT só ocorreu no inicio da pandemia, por três semanas, e foi positivo. O isolamento social é novamente necessário, alertou Lúdio Cabral na sessão desta tarde.

Em atualização
 
 Imprimir