Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2017

Geral
Sábado, 30 de Maio de 2015, 13h:58

NOVO MESTRADO

UFSC lança curso para preparar profissionais para lidar com desastres naturais

Redação

Santa Catarina é castigada por enchentes, temporais, deslizamento de terras. E apesar da frequência dos desastres, o Estado ainda precisa aprimorar as técnicas. Para reduzir o impacto das mortes e perdas materiais, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lança o mestrado profissional em desastres naturais. As aulas começam em março de 2016. O público-alvo são os servidores públicos da defesa civil, gestores envolvidos com o gerenciamento de áreas de risco e bombeiros.

O curso é vinculado ao Departamento de Geociências, mas o quadro de professores reúne departamentos como Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental, Informática e Estatística, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Serviço Social, Física, Matemática e Economia. Isso porque há duas linhas de pesquisa. A primeira, voltada à geologia, meteorologia e hidrologia, define a suscetibilidade ambiental para fazer um mapeamento de áreas de risco. A segunda, aborda a vulnerabilidade social.

A coordenadora do mestrado, Janete Abreu, diz que tecnologias de informação serão ensinadas como prevenção de enchentes.

— As enchentes representam um dos cenários mais frequentes no histórico de desastres naturais no país e certamente constituem um dos temas que serão abordados no curso.

Técnicos ambientais, geólogos, geógrafos, engenheiros, meteorologistas e arquitetos são bem-vindos. A inscrição será aberta em agosto. É preciso ter um pré projeto de pesquisa.

Mestrado profissional em desastres naturais

Curso vinculado ao Departamento de Geociências da UFSC

Público-alvo: servidores públicos da Defesa Civil, gestores envolvidos com o gerenciamento de áreas de risco e bombeiros Mais informações:
http://ufsc.br/
Fone: (48) 3721-9000

Comentários

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO