Imprimir

Imprimir Notícia

10/11/2025 - 11:14 | Atualizada: 11/11/2025 - 20:55

Estudo mostra que 8 em cada 10 sentenças arbitrais são mantidas pela Justiça

Levantamento do “Anuário da Justiça”, com base em dados da plataforma Jusbrasil, mostra que oito em cada dez sentenças arbitrais contestadas na Justiça foram mantidas entre setembro de 2024 e agosto de 2025. O estudo identificou 272 decisões, das quais 106 tiveram o mérito analisado — e, em 84 delas, os tribunais confirmaram as decisões arbitrais.

Os tribunais têm reafirmado que o artigo 32 da Lei de Arbitragem limita as hipóteses de anulação e impede reexame do mérito. As principais causas de nulidade são vício de consentimento, ausência de cláusula compromissória e extrapolação da convenção arbitral.

Especialistas dizem que o dado reforça a confiança do Judiciário na arbitragem como meio legítimo de solução de conflitos, ainda que restrito a disputas de maior valor.

 
 Imprimir