12/03/2025 - 20:07
O PT acaba de lançar um novo bordão político: “Brasil Grande de Novo!”. O slogan, divulgado nesta sexta-feira (7) pelo presidente nacional interino do partido, senador Humberto Costa (PE), tem clara inspiração no famoso “Make America Great Again”, de Donald Trump. A frase foi usada para comemorar o crescimento de 3,4% do PIB brasileiro em 2024, mas a mensagem vai além dos números – trata-se de uma jogada política para reforçar a ideia de que o Brasil está retomando sua grandeza sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Estamos colhendo os frutos das políticas estruturadoras do presidente Lula. O Brasil está no rumo certo e crescendo de forma sustentada e inclusiva. Ainda há muito trabalho pela frente, mas os resultados já estão aparecendo”, celebrou o dirigente petista e senador Humberto Costa nas redes sociais.
O bordão rapidamente viralizou entre apoiadores do governo e já é apontado como uma possível marca para a campanha para resgatar o otimismo dos brasileiros.
Em inglês, “Brasil Grande de Novo!” ficaria assim: “Brazil Great Again!”
Crescimento do PIB vira pano de fundo para slogan eleitoral
O dado oficial do IBGE aponta um avanço de 3,4% no PIB de 2024, superando o crescimento de 3,2% em 2023 e acima das previsões do mercado financeiro. Os números foram impulsionados pelo consumo das famílias (+4,8%), pelo setor de serviços (+3,7%) e pela retomada da indústria (+3,3%).
Mas, na prática, a notícia econômica ficou em segundo plano. O que realmente chamou atenção foi o uso estratégico do resultado para reforçar a imagem do governo e consolidar um discurso positivo sobre a economia.
“Brasil Grande de Novo” pode ser um novo grito de guerra do PT, especialmente para rebater críticas da oposição sobre a condução econômica do país.
Bordão gera reação imediata na oposição
A nova narrativa petista pegou a direita de surpresa e já gerou reações irônicas. Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apontaram a semelhança com o slogan de Donald Trump, ironizando o fato de que o PT – historicamente crítico ao ex-presidente americano – agora parece seguir sua cartilha de comunicação.
“Se o PT está copiando o Trump, então reconheceram que ele estava certo?”, provocou um militante bolsonarista nas redes sociais.
Por outro lado, especialistas em marketing político destacam que o novo slogan pode fortalecer a percepção de que o Brasil está “decolando” sob o governo Lula, reforçando a confiança dos eleitores na economia e nas políticas sociais do governo.
Brasil Grande de Novo: um ensaio para 2026?
Embora tenha sido usado para comemorar o crescimento do PIB, o slogan “Brasil Grande de Novo” pode ter um significado mais profundo: a construção de uma narrativa para 2026, quando Lula ou um nome do PT tentará manter o comando do Planalto.
A mensagem é clara: o Brasil está no caminho certo e não pode retroceder. Se colar, o bordão pode ser um elemento-chave para mobilizar a base petista e conquistar novos eleitores.
E você, acha que o “Brasil Grande de Novo” tem força para virar um mantra político ou será apenas mais um slogan passageiro? Comente e compartilhe!