Imprimir

Imprimir Notícia

30/08/2024 - 10:33 | Atualizada: 30/08/2024 - 17:18

Golpes S.A.: PCGO cumpre quase 50 medidas judiciais em GO e MT por golpes eletrônicos e lavagem de capitais

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais, através do Grupo de Repressão a Roubos e Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes, cumpriu, na manhã desta quinta-feira (29), 24 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão, além do bloqueio de mais de 240 contas bancárias de indivíduos investigados pelos crimes de fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de capitais. Além disso, houve também prisão em flagrante por tráfico de drogas.

Os mandados foram cumpridos em Goiás e Mato Grosso, nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Caldas Novas, Piracanjuba, Firminópolis e Cáceres/MT.

Investigação

A investigação desarticula um grupo criminoso especializado na prática de diversas modalidades de estelionato (falso número, golpe do intermediário, falso aluguel, falso boleto, entre outros), além de lavagem de capitais, mediante sucessivas transações financeiras.

O grupo criminoso desarticulado era composto por quatro núcleos distintos – veja o gráfico explicativo no post.

Núcleo da Engenharia Social: responsável pelo contato com as vítimas e aplicação das fraudes;

Núcleo dos “Conteiros”: responsáveis por fornecer, mediante aluguel, contas bancárias para recebimento dos valores obtidos fraudulentamente;

Núcleo de Lavagem de Capitais: responsáveis por fornecer contas bancárias e executar as sucessivas transações financeiras;

Núcleo Captador: responsável por integrar, agindo como elo, todos os demais núcleos, sem que uns tivessem contato com os outros.

Segundo consta, foram identificadas 25 vítimas em 11 estados brasileiros, além do Distrito Federal, o que confirma a atuação nacional desse grupo criminoso altamente especializado.

A ação contou com o apoio operacional da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE/GT3) e da Polícia Civil do Mato Grosso – Delegacia de Cáceres.

Golpes S.A.: PCGO cumpre quase 50 medidas judiciais em GO e MT por golpes eletrônicos e lavagem de capitais
 

 
 
 Imprimir