MT pode se tornar inabitável, diz estudo da Nasa que lista risco para 5 regiões do planeta até 2070
Áreas do Centro-Oeste, do Nordeste, do Norte e do Sudeste do Brasil estão incluídas num estudo da Nasa que mapeou cinco regiões da Terra onde o calor pode tornar impossível a sobrevivência humana dentro de 50 anos.
O estudo analisou os extremos de calor e umidade foi publicado na revista Science Advances. Nele, Mato Grosso está entre as áreas de risco para a ocorrência do chamado bulbo úmido, combinação de alta temperatura e alta umidade do ar, que se torna mortal. Não há previsão de prazo para isto acontecer no Brasil, mas o desmatamento e consumo de recursos naturais podem acelerar o aumento da temperatura. O corpo humano não sobrevive mais de seis horas com calor de 45ºC e umidade do ar de 50%, o que equivale a bulbo úmido de 35ºC.
O estudo estima que o bulbo úmido fará que as áreas a seguir se tornem inabitáveis até 2070: Sul da Ásia, Golfo Pérsico e Mar Vermelho.
Na mesma condição de Mato Grosso, sem prazo exato, estão a China e o Sudeste Asiático.
O desmatamento e a mineração predatória precisam acabar AGORA para evitar a catástrofe climática.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.