Imprimir

Imprimir Notícia

23/04/2024 - 12:29 | Atualizada: 24/04/2024 - 07:27

PGR apresenta denúncia contra Carla Zambelli e Walter Delgatti Neto

A procuradoria-Geral da República apresentou denúncia contra o hacker Walter Delgatti Neto e a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por suspeita de terem cometido diversas vezes os crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

"Zambelli comandou a invasão a sistemas institucionais utilizados pelo Poder Judiciário, mediante planejamento, arregimentação e comando de pessoa com aptidão técnica e meios necessários ao cumprimento de tal mister, com o fim de adulterar informações, sem autorização expressa ou tácita de quem de direito", diz trecho da denúncia.

No hackeamento do CNJ foram inseridos documentos falsos no sistema do Judiciário, como uma falsa ordem de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), imitando a assinatura dele mesmo.

Se recebida pelo Judiciário, marcaria o início da ação penal que pode levar à condenação ou absolvição. O relator dessa investigação no STF é Moraes.

A primeira turma do STF decidirá se aceita ou não a denúncia.  Compõem a primeira turma os ministros Alexandre de Moraes (presidente), Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino.

CRIMES
A denúncia é pela prática de 10 crimes:
 
 Imprimir