07/12/2022 - 16:36 | Atualizada: 12/12/2022 - 15:17
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu nesta quarta-feira (7) afastar do cargo o prefeito bolsonarista Carlos Alberto Capeletti (PSD), do município de Tapurah (MT), por apoio a atos golpistas contra o resultado das eleições, vencidas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Esta é a primeira vez que Moraes afasta um político do exercício do cargo por adesão às manifestações antidemocráticas contra a vitória de Lula. Por decisão do ministro, o vice-prefeito deve assumir o posto.
Moraes também determinou que o procurador-geral de Justiça do Mato Grosso instaure uma "imediata investigação".
No mês passado, Capeletti gravou vídeo convocando bolsonaristas a participarem de manifestações golpistas que ocorreram em 15 de novembro em frente ao quartel-general do Exército.
"Se até o dia 15 de novembro o Exército não tomar alguma atitude em prol da nação brasileira e da nossa liberdade, nós vamos tomar uma atitude", disse Capeletti no vídeo.
"Tenho certeza que, aos milhões lá, alguém vai ter uma ideia. Vamos tomar o Congresso, o STF, até o Planalto. Se até lá o Exército não tomar uma atitude, vamos nós fazer uma nova proclamação da República."