Imprimir

Imprimir Notícia

06/08/2022 - 10:05 | Atualizada: 08/08/2022 - 15:36

Forte massa de ar polar vai trazer chuva e frio para Mato Grosso

Uma forte frente fria afetará todas as regiões do Brasil na segunda semana de agosto. Segundo a Climatempo, há possibilidade de chuva forte e nuvem de poeira nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. A temperatura vai cair e pode gear em vários estados.

Chuva forte ou volumosa 

Esta frente fria começa a se formar entre o Brasil, o Paraguai e o norte da Argentina durante a segunda-feira, 8 de agosto, mas só se organiza completamente na terça-feira, 9 de agosto, junto com um ciclone extratropical que se forma sobre o Sul do Brasil. Este sistema desloca-se sobre o interior do Brasil nos dias 9, 10 e 11 de agosto. Esta frente fria traz também uma forte massa de ar frio de origem polar.

A passagem desta frente fria tem potencial para provocar chuva forte, vento forte, granizo, brusca e acentuada queda da temperatura. Também há risco de geada e não se pode descartar completamente a possibilidade de precipitação invernal, como chuva congelada e/ou neve, e ainda fenômenos como tempestade de poeira. Além de todos estes fenômenos, o ciclone extratropical que se forma com esta frente fria vai provocar ventos fortes na costa do Sul e do Sudeste elevando as ondas. 

É alto o risco de chuva forte nos três estados da Região Sul, em São Paulo, no Rio De Janeiro, no Sul de Minas Gerais, no extremo sul de Goiás, em Mato Grosso do Sul, no oeste e sul de Mato Grosso, no Acre, em Rondônia e Amazonas.

Fortes rajadas de vento
 
Fortes rajadas de vento podem ocorrer associadas ao ciclone extratropical, às grandes diferenças de temperatura e de pressão atmosférica em poucos quilômetros e também a presença de nuvens cumulonimbus. Considerando estas situações meteorológicas, as fortes rajadas de vento podem ocorrer em todos os estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre, parte do Amazonas e em parte da Bahia.

Granizo

A ocorrência de granizo (pedra de gelo) também é outro fenômeno que pode ocorrer com esta situação meteorológica especial da segunda semana de agosto de 2022. A possibilidade do fenômeno é considerada para os estados da Região Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Sul/sudoeste de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, nas áreas a oeste e sul de Mato Grosso, com algum risco também em Rondônia e Acre. 

Acentuada queda da temperatura

A massa de ar frio de origem polar que vem com esta frente fria deve causar forte queda da temperatura na Região Sul, na maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. (Fonte: Climatempo)
 
 Imprimir