Imprimir

Imprimir Notícia

06/01/2022 - 16:37 | Atualizada: 07/01/2022 - 05:51

Ômicron pode ser menos grave, mas não é leve, alerta Tedros Adhanom

A variante Ômicron do coronavírus, mais infecciosa, parece provocar formas menos graves da doença do que a Delta, mas não deve ser classificada como "leve", disse hoje (6) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom. 

Em entrevista, ele repetiu o apelo por maior equidade global na distribuição e acesso às vacinas contra o coronavírus.

Tedros Adhanom alertou que, com base na taxa atual de distribuição de vacinas, 109 países não cumprirão a meta da OMS de que 70% da população mundial sejam totalmente vacinados até julho.

Esse objetivo é visto como ajuda fundamental para encerrar a fase aguda da pandemia.

Discurso de abertura do Diretor-Geral da OMS na coletiva de imprensa sobre COVID-19
6 de janeiro de 2022


Feliz Ano Novo!

O amanhecer de um novo ano oferece uma oportunidade de renovar nossa resposta coletiva a uma ameaça comum.

Espero que os líderes globais que demonstraram tal determinação em proteger suas próprias populações estendam essa determinação para garantir que o mundo inteiro esteja seguro e protegido. 

E essa pandemia não vai acabar até que façamos isso!

Na semana passada, pedi a todos que fizessem uma resolução de ano novo para apoiar a campanha de vacinação de 70% das pessoas em todos os países até meados de 2022.

E, além disso, para garantir que tratamentos inovadores, bem como testes confiáveis, estejam disponíveis em todos os países.

Para encerrar o estágio agudo da pandemia, as ferramentas altamente eficazes que a ciência nos deu precisam ser compartilhadas de forma justa e rápida com todos os países do mundo.

A iniquidade da vacina e da saúde em geral foram as maiores falhas do ano passado.

Embora alguns países tenham equipamento de proteção individual, testes e vacinas suficientes para estocar durante esta pandemia, muitos países não têm o suficiente para atender às necessidades básicas ou metas modestas, com as quais nenhum país rico ficaria satisfeito.

A iniquidade da vacina é uma assassina de pessoas e empregos e prejudica a recuperação econômica global. 

Alfa, Beta, Delta, Gama e Omicron refletem que, em parte por causa das baixas taxas de vacinação, criamos as condições perfeitas para o surgimento de variantes do vírus.

Na semana passada, o maior número de casos de COVID-19 foi notificado até agora na pandemia.

E sabemos, com certeza, que isso é uma subestimação dos casos porque os números relatados não refletem o acúmulo de testes em torno dos feriados, o número de autotestes positivos não registrados e sistemas de vigilância sobrecarregados que perdem casos ao redor do mundo.

Embora Omicron pareça ser menos grave em comparação com Delta, especialmente nos vacinados, isso não significa que deva ser classificado como “leve”.

Assim como as variantes anteriores; Omicron está hospitalizando pessoas e está matando pessoas.

Na verdade, o tsunami de casos é tão grande e rápido que está sobrecarregando os sistemas de saúde em todo o mundo. 

Os hospitais estão ficando superlotados e com falta de pessoal, o que resulta em mortes evitáveis ​​não apenas por COVID-19, mas por outras doenças e lesões onde os pacientes não podem receber atendimento oportuno.

As vacinas de primeira geração podem não interromper todas as infecções e transmissão, mas permanecem altamente eficazes na redução da hospitalização e da morte por esse vírus.

Assim, além da vacinação, medidas sociais de saúde pública, como o uso de máscaras bem ajustadas, o distanciamento, evitando aglomerações e melhorando e investindo em ventilação, são importantes para limitar a transmissão.

No ritmo atual de implantação da vacina, 109 países perderiam a vacinação total de 70% de suas populações até o início de julho de 2022.

A essência da disparidade é que alguns países estão se movendo no sentido de vacinar os cidadãos pela quarta vez, enquanto outros nem mesmo tiveram abastecimento regular suficiente para vacinar seus profissionais de saúde e aqueles em maior risco. 

Reforço após reforço em um pequeno número de países não acabará com uma pandemia enquanto bilhões permanecerem completamente desprotegidos.

Mas podemos e devemos dar a volta por cima. No curto prazo, podemos encerrar o estágio agudo desta pandemia enquanto nos preparamos agora para os futuros.  

Em primeiro lugar, devemos compartilhar efetivamente as vacinas que estão sendo produzidas.

Ao longo da maior parte de 2021, esse não foi o caso, mas no final, a oferta aumentou.

Agora é crucial que os fabricantes e os países doadores de doses compartilhem os cronogramas de entrega com antecedência, para que os países tenham uma preparação adequada para implementá-los com eficácia.

Em segundo lugar, vamos adotar uma abordagem do tipo 'nunca mais' para a preparação para a pandemia e a fabricação de vacinas, de modo que, assim que a próxima geração de vacinas COVID-19 estiver disponível, elas sejam produzidas de forma equitativa e os países não tenham que implorar por recursos escassos.

Alguns países forneceram um plano de como vacinas de alta qualidade e outras ferramentas de saúde podem ser produzidas em massa com rapidez e distribuição eficaz. E agora precisamos desenvolver isso.

A OMS continuará a investir em centros de fabricação de vacinas e a trabalhar com todos e quaisquer fabricantes que estejam dispostos a compartilhar know-how, tecnologia e licenças.

Sinto-me encorajado por algumas das vacinas atualmente em teste, nas quais os inovadores já se comprometeram a renunciar a patentes e compartilhar licenças, tecnologia e know-how.

Isso me lembra de como Jonas Salk não patenteou sua vacina contra a poliomielite e, com isso, salvou milhões de crianças da doença. 

Também vamos investir e construir a saúde pública e os sistemas de saúde de que precisamos, com forte vigilância, testes adequados, uma força de trabalho de saúde fortalecida, apoiada e protegida, e uma população global capacitada, engajada e capacitada.

E, finalmente, apelo aos cidadãos do mundo, incluindo a sociedade civil, cientistas, líderes empresariais, economistas e professores, para exigir que governos e empresas farmacêuticas compartilhem ferramentas de saúde globalmente e ponham fim à morte e destruição desta pandemia.

Precisamos da igualdade de vacinas, igualdade de tratamento, igualdade de teste e igualdade de saúde e precisamos de suas vozes para impulsionar essa mudança.

Patrimônio líquido, patrimônio líquido, patrimônio líquido.

Em nenhum lugar esta mensagem de equidade é mais verdadeira do que em países ou regiões que lidam com crises humanitárias e zonas de conflito.

Nessas áreas, enfrentar a pandemia, bem como manter os serviços de saúde sob controle, é extremamente desafiador.

O requisito básico para uma intervenção de salvamento é o acesso humanitário.

E estamos presentes em todas as crises humanitárias e, em todos os casos, encontramos maneiras de chegar às populações com ajuda e suprimentos. 

Por exemplo, no Afeganistão, até recentemente, mais de três quartos das unidades de saúde relataram rupturas de estoque de medicamentos essenciais e havia uma ameaça de manter os profissionais de saúde em seus postos.

Mas até dezembro, mais de 2.300 unidades de saúde receberam novos suprimentos e 25.000 profissionais de saúde foram pagos, garantindo a funcionalidade de 96% do sistema de saúde por meio de um esforço conjunto da OMS-UNICEF.

Na Etiópia, a OMS conseguiu despachar 14 toneladas métricas de suprimentos médicos para Afar e 70 toneladas métricas para Amhara em dezembro.

Em Tigray, a OMS não tem permissão para entregar suprimentos médicos desde meados de julho do ano passado.

Isso apesar dos repetidos pedidos da OMS para fornecer suprimentos médicos para a região de Tigray, o que ajudaria a atender algumas das necessidades humanitárias e de saúde em Tigray.

Mesmo nos períodos mais difíceis de conflito na Síria, Sudão do Sul, Iêmen e outros, a OMS e seus parceiros tiveram acesso para salvar vidas.

No entanto, em Tigray, o bloqueio de fato está impedindo o acesso a suprimentos humanitários, o que está matando pessoas.

No topo, falei que o Ano Novo é um momento de renovação.

Exorto todos os líderes e principais interessados ​​no conflito a lembrar que aqueles que trabalham pela paz são os heróis que a história lembra.

Precisamos de saúde para paz e paz para saúde. 

Para construir confiança e salvar vidas, um bom ponto de partida é garantir que os corredores humanitários e de saúde estejam abertos em todas as zonas de conflito para que as agências internacionais e grupos da sociedade civil possam fazer o que fazem de melhor - salvar vidas. 

E para aqueles que celebram o Natal Ortodoxo amanhã, que suas casas sejam repletas de paz, felicidade e boa saúde.
 
 Imprimir