Imprimir

Imprimir Notícia

27/12/2021 - 12:41 | Atualizada: 27/12/2021 - 13:05

Unidades de Saúde de Cuiabá priorizam casos de SRAG e Síndrome Gripal

Devido ao aumento dos casos de Influenza na capital de Mato Grosso a Secretaria Municipal de Saúde autorizou todas as unidades básicas de saúde a atender as pessoas que as procurarem por síndrome gripal, sem necessitar agendamento. 

Para isso, a quantidade de consultas agendadas diariamente será menor.

Número de casos

Segundo dados do sistema E-sus Municipal houve um aumento de 24,98% no atendimento de doenças relacionadas ao aparelho respiratório nas unidades de Atenção Básica em dezembro, quando comparado aos atendimentos de novembro. 

Casos de Influenza aumentaram 87% durante o mesmo período. Até o último sábado, 17 residentes de Cuiabá estavam internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave SRAG).


Confira os locais e horários 

As UBS atendem de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Já as unidades Centro de Saúde do Tijucal, UBS Parque Ohara, Clínica da Família e UBS Ilza Terezinha Picolli atendem das 7h às 21h.

O Centro de Saúde Ana Poupina atenderá exclusivamente pessoas com síndromes gripais.

A orientação é para que as pessoas que tenham casos leves, como coriza, mal-estar, febre, diarreia e dificuldade respiratória leve procurem atendimento nas unidades básicas, espalhadas por toda a capital, para não superlotar as unidades de Pronto-Atendimento. Caso o médico classifique o paciente como moderado ou grave, ele será encaminhado para uma UPA ou Policlínica.

Já as pessoas com sintomas moderados ou graves devem procurar atendimento nas unidades de Atenção Secundária (UPA Verdão, UPA Morada do Ouro, UPA Pascoal Ramos, Policlínica do Planalto, Policlínica do Coxipó ou Policlínica do Pedra 90).

Aqueles que tiverem indicação de internação, serão encaminhados para o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (antigo PS) ou para o Hospital São Benedito. Os dois hospitais têm leitos exclusivos para atendimento destes pacientes.
 
 Imprimir