Imprimir

Imprimir Notícia

15/12/2021 - 13:15

Dose de reforço contra a Covid-19 já está sendo aplicada com intervalo de 4 meses em Cuiabá

Cuiabá já está aplicando a terceira dose da vacina contra a covid-19 com intervalo de 4 meses após a segunda dose. 
 
“Recebemos hoje a CIB que trata sobre essa alteração sobre a dose de reforço, que mudou de 5 para 4 meses o intervalo após tomar a segunda dose. Estamos acatando uma decisão do Estado, já que muitos municípios têm doses em estoque para reduzir o intervalo, conforme descrito na Resolução. As pessoas que receberam a segunda aplicação há 4 meses completos e que já quiserem tomar a dose de reforço estão autorizados a receber a vacina em qualquer polo centralizado ou nas 21 unidades básicas de saúde que aplicam a vacina”, disse Valéria de Oliveira, coordenadora da campanha de vacinação.
 
Cartão de Vacinação
 
Valéria ressalta a importância de as pessoas levarem o cartão de vacinação quando forem se vacinar. “O cartão de vacinação é um documento, que tem sido cobrado para entrar em diversos locais. As pessoas precisam guardar com cuidado e levá-lo quando forem tomar a segunda dose ou o reforço. Muita gente tem comparecido aos locais de vacinação falando que perderam o cartão. Precisamos da colaboração de todos para que cuidem de seus cartões e estejam sempre de posse dele”, comentou.
 
Segunda dose da Janssen
 
Em relação à segunda dose da Janssen, Valéria revelou que é necessário aguardar a chegada das vacinas. “Já fizemos a solicitação das doses da Janssen para o Estado, mas ainda não tivemos resposta. Assim que recebermos as vacinas, vamos começar a aplicação da segunda dose para quem foi vacinado com ela”, afirmou.
 
Segunda dose da Pfizer e AstraZeneca 
 
A coordenadora aproveita para fazer o chamamento das pessoas que estão com a segunda dose ou a dose de reforço atrasadas. “Temos muitas pessoas que precisam comparecer aos polos de vacinação para completarem o esquema vacinal. Quem tomou a primeira dose de Pfizer ou Astrazeneca, pode tomar a segunda depois de 56 dias. Quem tomou a primeira de Coronavac, pode tomar a segunda após 21 dias. Pessoas acima de 12 anos que ainda não tomaram nenhuma dose, devem fazer o cadastro no site Vacina Cuiabá e comparecer a qualquer polo e se vacinar o quanto antes.
 
Ela reforça a importância de se completar o esquema vacinal e tomar a dose de reforço. “Vacinas salvam vidas. É essencial que as pessoas venham se vacinar, pois quanto mais pessoas imunizadas, menos risco corremos de passarmos por uma nova onda da pandemia. O Brasil tem uma forte cultura de vacinação e já conseguiu controlar inúmeras doenças por meio da imunização. Estamos conseguindo combater o coronavírus com a vacina, portanto, não deixem de se vacinar”.
 
Postos de vacinação em Cuiabá
 
Você também pode se informar sobre a vacinação pelo Call Center 3617-7540, das 8h às 17h.
 
 
REGIÃO NORTE 
UBS Jardim União/Jardim Florianópolis
UBS Três Barras
Clínica da Família (CPA 1) Residencial Ilza Terezinha Picolli Pagot
UBS 1º de Março / João Bosco Pinheiro
Centro de Saúde CPA III
 
REGIÃO SUL - 
UBS Pedra 90 V
UBS Jockey Clube
Centro de Saúde do Tijucal
UBS Parque Ohara
UBS Santa Terezinha I, II e III
UBS Jardim Industriário I e II
UBS São João Del Rey / Novo Millenium
 
REGIÃO LESTE - 
UBS Terra Nova
UBS Pedregal
UBS Dr. Fábio
Centro de Saúde Dom Aquino 
 
REGIÃO OESTE  - 
UBS Novo Colorado
UBS Santa Amália
UBS Novo Terceiro
UBS Despraiado I e II  
 
 Imprimir