Imprimir

Imprimir Notícia

10/12/2021 - 14:35 | Atualizada: 11/12/2021 - 09:30

Operação conjunta combate extração ilegal de minérios na TI Sararé

A Polícia Federal, com o apoio do IBAMA, FUNAI, Força Nacional, e Polícia Rodoviária Federal, está realizando nesta sexta-feira (10) a Operação Alfeu IV com objetivo de combater a extração ilegal de minérios na Terra Indígena Sararé, Garimpo “Babalu” e Cooper Pontes, na região de Pontes e Lacerda localizada (443,4 km de Cuiabá/MT).

Segundo a Polícia Federal, na ação de encerramento da atividade garimpeira estão sendo localizadas e inutilizadas escavadeiras hidráulicas, motores estacionários e toda estrutura utilizada na atividade ilegal.

Durante as investigações, a Polícia Federal utilizou imagens de satélites do Programa Brasil M.A.I.S, tecnologia que conta com a constelação de satélites PLANET, que captura imagens diariamente e, por meio de um algoritmo automatizado, detecta a ocorrência de desmatamentos e outras alterações.

A operação está em andamento. Ainda não imagens da ação.

A operação é um esforço integrado de várias instituições, envolvendo investigação policial, planejamento e execução de ações voltadas a proteção das terras indígenas e repressão a crimes ambientais.

Na fase anterior foram destruídos maquinários usados pelos garimpeiros.

Mais informações a qualquer momento. 
 
 Imprimir