Imprimir

Imprimir Notícia

01/10/2021 - 16:38 | Atualizada: 04/10/2021 - 15:33

Laboratório Merck pede licença para lançar pílula contra a covid

A farmacêutica Merck anunciou nesta sexta-feira (1º) que pedirá autorização para o primeiro comprimido antiviral contra o coronavírus. Segundo a companhia, testes com o medicamento chamado molnupiravir indicaram redução em 50% das chances de morte ou hospitalização nos casos em que foi utilizado no início da doença. As informações foram divulgadas pelo jornal The New York Times.

Em nota, a farmacêutica informou que, a partir das descobertas, pretende iniciar o quanto antes o pedido de liberação à Food and Drug Administration (FDA), a agência de vigilância sanitária dos Estados Unidos, e na sequência fazer procedimento semelhante aos órgãos responsáveis nos demais países.

Se aprovado, o medicamento pode se tornar o primeiro antiviral com capacidade elevada de combater o avanço da pandemia de covid-19. De acordo com a farmacêutica, os testes indicaram que o molnupiravir também é eficaz contra as variantes delta, gama e mu.

A Merck disse ainda que trabalha para que o produto possa ser fornecido globalmente. Para isso, afirmou já ter celebrado acordos com fabricantes de medicamentos genéricos de forma a, aprovado pelas agências regulatórias, o produto poder ser fornecido em mais de cem países de baixa e média renda.

(Matéria do site Congresso em Foco)

 
 Imprimir