Imprimir

Imprimir Notícia

15/09/2021 - 15:28

Deputado Ricardo Barros morou 14 anos em apartamento do pai de dono de farmacêutica investigada pela CPI da Covid

Amanda Audi, do The Intercept Brasil, conta que quando algum morador de Maringá quer encontrar o deputado federal Ricardo Barros, costuma se dirigir ao apartamento em que ele vive com a família desde 2004 na região central da cidade paranaense. O parlamentar, atual líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, informou em suas prestações de contas ao Tribunal Superior Eleitoral que o imóvel é sua única propriedade residencial ao longo de quatro eleições seguidas. Porém, até 2018, o apartamento ainda estava em nome dos pais do dono de uma das empresas investigadas na CPI da Covid: a Belcher Farmacêutica.

Trata-se de um imóvel de 380 metros quadrados, com duas vagas de garagem, localizado em um prédio de luxo, com quadra de tênis, piscina e academia, em um bairro arborizado, pertinho dos pontos turísticos da cidade em que o parlamentar começou sua vida política. No site de uma imobiliária local, é possível encontrar um apartamento do mesmo porte, no mesmo prédio, por R$ 3,4 milhões.

Barros comprou o apartamento em 2004 de um antigo amigo e aliado político, Francisco Feio Ribeiro Filho, mais conhecido como Chiquinho Ribeiro, por meio de um “contrato particular” – ou seja, que não foi registrado em cartório. A venda só foi regularizada no 2º Registro de Imóveis de Maringá em 2018, data em que também foi registrado o contrato ‘de gaveta’ firmado 14 anos antes.

Nesse meio tempo, não havia qualquer confirmação legal de que a propriedade estava em nome do deputado. E é aqui que a história fica  interessante: Chiquinho é pai de Daniel Moleirinho Feio Ribeiro, um dos sócios da farmacêutica Belcher do Brasil. A empresa é uma das investigadas na CPI da Covid por suspeita de irregularidades na negociação de vacinas do coronavírus pelo Ministério da Saúde – e Barros, filiado ao PP, é suspeito de beneficiar a farmacêutica.  Leia mais.

 
 Imprimir