Imprimir

Imprimir Notícia

16/08/2021 - 10:25 | Atualizada: 16/08/2021 - 10:57

Governadores de 13 Estados assinam nota em apoio Supremo Tribunal Federal

Governadores de 13 estados e do Distrito Federal fizeram questão de registrar o apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal. 

Assinam o documento os seguintes governadores:

Distrito Federal: Ibaneis Rocha (MDB);
Bahia: Rui Costa (PT);
Maranhão: Flávio Dino (PSB);
Pernambuco: Paulo Câmara (PSB);
São Paulo: João Doria (PSDB);
Rio Grande do Sul: Eduardo Leite (PSDB);
Ceará: Camilo Santana (PT);
Paraíba: João Azevêdo (Cidadania);
Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB);
Piauí: Wellington Dias (PT);
Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT);
Alagoas: Renan Filho (MDB);
Sergipe: Belivaldo Chagas (PSD); e
Amapá: Waldez Goés (PDT).

Em um dos trechos, os governadores afirmam que “O Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis. No âmbito dos nossos estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário”. Os mandatários estaduais também pedem no documento serenidade e paz ao país.

Os governadores não citam expressamente o nome do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), embora não precisasse, que, à medida que sua popularidade cai, ele ataca as instituições brasileiras.

O documento assinado pelos governadores é uma resposta ao anúncio de Bolsonaro, no sábado (14/08), de que irá pedir abertura de impeachment no Senado contra os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do STF.

A reação de Bolsonaro se deu após a prisão de Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, no âmbito do inquérito das milícias digitais no Supremo.

 
 
 Imprimir