Imprimir

Imprimir Notícia

29/01/2021 - 18:14 | Atualizada: 30/01/2021 - 08:54

Uma pesquisa mostra que Bolsonaro ganha, em outra ele perde

Em uma pesquisa Jair Bolsonaro ganha de todos adversários, em outra ele perde. As pesquisas são apenas conjecturas do momento, até em 20222 muita coisa vai acontecer.

A pesquisa publicada pelo site O Antagonista mostra Bolsonaro derrotado no 2º turno com cinco concorrentes. 

O presidente Jair Bolsonaro seria derrotado num eventual segundo turno por Fernando Haddad (PT) , Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) , Sergio Moro (sem partido) e Luiz Henrique Mandetta (DEM) se as eleições fossem hoje. É o que aponta resultado da pesquisa do Atlas Político,divulgada nesta sexta-feira (29) e publicada em primeira mão pelo O Antagonista.

Andrei Roman, dirigente do instituto de pesquisas, comentou que ainda há um grande número de indecisos e de votos brancos ou nulos. De acordo com ele, os cenários de segundo turno subestimam a verdadeira rejeição de Jair Bolsonaro, assim como ocorria com Lula em 2018.

Num segundo turno, Haddad 42% contra 38 para Bolsonaro; Lula, 40,9% contra 37,8% de Bolsonaro; Ciro Gomes, 41,1% contra 38,9% de Bolsonaro; Sergio Moro, 34% contra 33,6% de Bolsonaro; e Mandetta, 39,9% contra 39,6% de Bolsonaro. O presidente só derrotaria Marina Silva, Joaquim Barbosa, João Dória e Luciano Huck, com diferenças entre 2 e 5 pontos percentuais.

Já outra pesquisa do Insttituto Paraná mostra que Jair Bolsonaro liderando em todos cenários.

O presidente Jair Bolsonaro lidera em todos os cenários da corrida presidencial para 2022. O levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas foi divulgado na manhã desta sexta-feira, 29. Em primeiro turno, Bolsonaro fica na frente de todos os possíveis opositores. Em um possível segundo turno, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública seria o único a empatar tecnicamente com o presidente. Nos outros cenários, Bolsonaro vence todos os candidatos. Na projeção de segundo turno, o instituto apresentou os nomes do presidente Jair Bolsonaro, do ex-ministro Sergio Moro, de Ciro Gomes (PDT), do apresentador Luciano Huck, do governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e do ex-presidente Lula (PT).

Na primeira projeção de primeiro turno, o instituto apresentou como candidatos o presidente Jair Bolsonaro, o ex-ministro Sergio Moro, Ciro Gomes (PDT), o ex-candidato à Presidência Fernando Haddad (PT), o apresentador Luciano Huck, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o ex-candidato à Prefeitura de SP Guilherme Boulos, João Amoêdo (Novo) e a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede). No primeiro cenário, Bolsonaro lidera com 30,5% dos votos. Em seguida, Moro tem 12,0%. Ciro Gomes aparece em terceiro, com 10,6%. Haddad fica com 9,5% e Huck registra 8,1%. Boulos, Amoêdo e Marina obtém menos de 4% dos votos.

Em um segundo cenário, o ex-presidente Lula (PT) substitui Haddad. Com Lula na disputa, Moro fica em terceiro lugar, com 12,1%. O presidente Bolsonaro continua na liderança, com 31,0% contra 17,3% de Lula. Em seguida, aparecem Ciro Gomes (9,2%), João Doria (5,3%), Guilherme Boulos (3,6%), João Amoêdo (3,3%) e Marina Silva (2,3%). Na terceira projeção, Bolsonaro continua na frente com 33,7% dos votos. Sem Lula e Moro, Ciro fica em segundo lugar com 12,1%. Haddad aparece próximo do PDTista e soma 11,7%. O apresentador Huck aparece com 9,4%, João Doria com 6,7% e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta com 3,8%. João Amoêdo obtém 3,1% e o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), obtém 1,0%.

Cenários para possível segundo turno em 2022

O presidente Jair Bolsonaro lidera em todos os cenários simulados para o segundo turno. Entre os possíveis nomes, Moro é o que tem mais chance de rivalizar com Bolsonaro. Na projeção, Bolsonaro soma 39,1% enquanto Moro obtém 37,6% dos votos dos entrevistados. A margem estimada de erro estimada pela pesquisa é de aproximadamente 2,0%, o que resultaria em um empate técnico entre os candidatos. Em seguida, em uma disputa entre Lula e Bolsonaro, o atual presidente venceria com 42,4%, contra 35,7% do petista.

No cenário entre Bolsonaro e Ciro Gomes, Bolsonaro ganharia com 43,7% e o PDTista ficaria com 34,3%. No meio do caminho fica o apresentador Luciano Huck. Nesse caso, Bolsonaro levaria a melhor com 42,7% e Huck teria 33,2% dos votos. Doria tem o pior desempenho entre os opositores. Enquanto 44,9% votariam no atual presidente, apenas 29,4% votariam no governador de São Paulo. Esse é o cenário com maior número de nulos/brancos, 21,5% dos entrevistados não votariam em nenhum dos candidatos.


 
 
 Imprimir