Imprimir

Imprimir Notícia

11/12/2020 - 10:46 | Atualizada: 20/12/2020 - 09:34

Empresa Cuiabana de Saúde contratou empresa do diretor clínico do HSB para prestar serviços de UTI

Mais uma denúncia do vereador Abilio Junior (Pode) expõe a Empresa Cuiabana de Saúde e o Hospital Municipal São Benedito (HMSB). O vereador, que está encerrando o mandato, presidiu a CPI da Saúde, que resultou na Operação Sangria e na prisão do ex-secretário de Saúde do município Huark Douglas. "O esquema hoje denunciado assemelha-se àquele desmantelado na operação Sangria", diz Abilio.

Segundo documentos mostrados pelo vereador, o integrante da Comissão de Licitação, Felipe de Medeiros, é sócio da empresa Ultramed, vencedora de licitação para terceirização de leitos de UTI no Hospital Municipal São Benedito. O contrato foi firmado por R$ 4 milhões para prestação do serviço durante seis meses.

Segundo apurado pelo vereador, a Ultramed foi criada em 2016 e não tinha nenhum contrato. Em janeiro de 2017, a empresa Ibrasc, de Santa Catarina, emitiu atestado de capacidade técnica da Ultramed, no qual afirma que a mesma prestou serviços no ano de 2017. "Como ela pode atestar que a Ultramed prestou bom serviço se o ano de 2017 mal havia começado?', questiona o vereador. Segundo a denúncia, não se trata de uma coincidência, já que Felipe de Medeiros era sócio de Huark Douglas.

Em 2019 a Empresa Cuiabana de Saúde Pública nomeou Felipe de Medeiros como diretor clínico da ECSP. Cabe ao diretor clínico fiscalizar o cumprimento dos serviços médicos. Em agosto de 2019 Medeiros foi nomeado membro da Comissão Emergencial de Processo Administrativo, que faria a licitação para terceirizar 20 leitos de UTI.



Esta comissão conduziu, em 2020, o processo com dispensa de licitação, em caráter emergencial, e convidou outras empresas para que apresentassem propostas de preços. Dentre as empresas estava a Medeiros Serviços Médicos ( que depois foi nomeada como Ultramed) e a Hipermed. Ambas têm um sócio em comum, segundo a documentação apresentada pelo vereador Abilio Junior. A terceira empresa que apresentou proposta foi a Ibrasc, a mesma que atestou a qualificação técnica da vencedora.

O contrato foi firmado com a Ultramed, que a esta altura já havia mudado novamente sua razão social para Empresa Franco Atividade Médica Ltda, representada por Maicon dos Santos, que também é sócio da Hipermed.



Outro lado
Até o momento não conseguimos contato com os citados na reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.

Veja aqui a denúncia enviada para o MPF

Confira abaixo os detalhes da denúncia


 
 Imprimir