Imprimir

Imprimir Notícia

06/10/2012 - 12:10

Ficha Limpa: TSE barra mil candidatos em todo o País

 Na primeira eleição com as regras da Lei da Ficha Limpa em vigor, mil candidatos a prefeito e a vereador espalhados pelo país perderam o direito de disputar os votos dos eleitores nas urnas neste domingo. Um dos atingidos pela Ficha Limpa é Severino Cavalcanti (PP), ex-presidente da Câmara dos Deputados e atual prefeito de João Alfredo (PE). Ele tentaria a reeleição, mas decidiu suspender a candidatura para “não criar dificuldades ao eleitorado”. As informações são do jornal Correio Braziliense, edição deste sábado.

O número é do Movimento de Combate de Corrupção Eleitoral (MCCE), entidade responsável pela iniciativa popular que contou com a assinatura de mais de 1,3 milhão de eleitores.

Se a lei não estivesse em vigor, os fichas-sujas estariam disputando os votos dos eleitores em centenas de cidades em todas as regiões do país. Esse número, porém, deve aumentar, já que pouco mais de 2,1 mil recursos contra registros de candidaturas que chegaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ligados à Ficha Limpa ainda serão julgados. A meta é concluir os trabalhos até 19 de dezembro, último dia para a diplomação dos eleitos.

 

 
 Imprimir