Imprimir

Imprimir Notícia

04/10/2012 - 08:51

Além de cruzar os braços, juízes federais não participarão da semana de conciliação em novembro

Assembleia Geral Extraordinária da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), realizada de forma descentralizada nos dias 1º e 02 de outubro, aprovou uma pauta de reivindicações que inclui a recomposição integral das perdas inflacionárias do subsídio (28,86%), a implantação do adicional por tempo de serviço e o alinhamento remuneratório entre a Magistratura Federal e o Ministério Público da União e as Magistraturas Estaduais.

Entre as medidas de mobilização estão a paralisação dos magistrados federais por dois dias, em 21 e 22 de novembro, a decretação do Estado de Mobilização, a realização do Dia de Mobilização em Brasília, a não participação na Semana de Conciliação e a entrega das funções administrativas não remuneradas, exceto a de direção do foro.

Está sendo concluída a totalização dos votos presenciais e eletrônicos dos associados na Assembleia Geral. Falta apenas o recebimento das atas enviadas pelo correio. Até o momento, foram contabilizados 739 votos, sendo 554 por meio eletrônico e 185 presenciais.

A fim de auxiliar na execução das deliberações da AGE, será instituída uma Comissão de Mobilização, que deverá se reunir nas próximas semanas para estabelecer um plano de ação, a fim de implementar as medidas aprovadas.

A recomposição de 28,86% diz respeito às perdas inflacionárias do subsídio desde a sua adoção em 2005, período em que os magistrados federais só tiveram 9 % de reajuste contra uma inflação de 40 % (INPC do IBGE). A Assembleia Geral Extraordinária foi precedida de reuniões preparatórias nos estados, onde foram apresentadas propostas de mobilização e de reivindicações. A votação na Assembleia ocorreu em duas formas: a presencial, no dia 1º de outubro, e a eletrônica, encerrada no dia 02.

 
 Imprimir