Imprimir

Imprimir Notícia

19/06/2012 - 14:08

Aneel aprova estudos da bacia do Aripuanã

 A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou os estudos de inventário hidrelétrico da bacia hidrográfica do Rio Aripuanã, que abrange as áreas dos estados do Mato Grosso (99.357 km2), Rondônia(14.026 km2) e Amazonas (32.874 km2). Elaborados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), esses estudos totalizam uma potência inventariada de aproximadamente 2.530 MW, distribuídos em 7 aproveitamentos, sendo quatro no Rio Aripuanã e três no Rio Roosvelt. Além desses sete aproveitamentos, já se encontra em operação no rio principal a UHE Dardanelos, com potência instalada de 261 MW.

O Rio Aripuanã é um importante contribuinte da margem direita do Rio Madeira. Sua bacia possui área de drenagem de aproximadamente 146 mil km2. Com a aprovação destes estudos, os aproveitamentos hidrelétricos neles identificados passam a integrar a carteira de usinas disponíveis para elaboração dos estudos de viabilidade e projeto básico. Os estudos de inventário já aprovados pela Aneel e a lista dos estudos que estão em fase de análise podem ser consultados no sítio eletrônico da Agência nos endereços abaixo.

Mais informações nos seguintes endereços: http://www.aneel.gov.br/ e  http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=428&idPerfil=2biblioteca/inventario.cfm

 
 Imprimir