Quinta-feira, 20 de março de 2025
informe o texto

Notícias | Legislativo

Antenas de celular e burocracia

22/03/2013 - 10:36

Redação

 Começou a tramitar na Câmara o projeto de lei do senador Vital do Rego (PMDB-PB) que unifica as leis municipais sobre a instalação de antenas de celular. E há motivo para pressa: a desburocratização é martelada para que a próxima geração da internet móvel, o 4G, esteja pronta para uso no país a tempo da Copa das Confederações. O Brasil possui um déficit de pelo menos seis mil antenas. “No entanto, a capacidade de instalação não acompanha o ritmo da demanda, pois o licenciamento é lento e complicado”, afirmou o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia. Goergen também é autor de outro projeto de lei que transfere para a União a competência de legislar sobre a instalação de antenas de celular.

Cálculo problemático

Paulo Paim 29.03.2012O novo cálculo para a divisão do Fundo de Participação dos Estados (FPE), em especial as propostas dos senadores Luiz Henrique (PMDB/SC), Francisco Dornelles (PP/RJ) e Walter Pinheiro (PT/BA), foi assunto entre o senador Paulo Paim (PT/RS) e Marcelo Ramos de Mello, da Secretaria Estadual da Fazenda. “É inadmissível que o nosso estado venha a perder com a distribuição do FPE. Todos os outros querem preservar as suas cotas”. Depois, Paim, junto com senador Pedro Simon (PMDB-RS), se encontraram com Pinheiro para tratar das perdas gaúchas. O estado pode perder até 40% dos repasses e Simon, preocupado, já sugeriu imputar crime de responsabilidade ao Presidente da República pelo descumprimento total ou parcial dos repasses.

Transporte de graça

José Stédile, foto Saulo cruz,Agência CâmaraO deputado José Stédile (PSB-RS) quer fazer uma audiência pública para discutir as políticas de tarifa do transporte urbano. Na verdade, ele quer debater a possibilidade de um transporte público grátis, “tarifa zero”. “Essa proposta é possível, como demonstram experiências em outros países e mesmo no Brasil”, comentou. Segundo ele, as pessoas só vão deixar de usar o carro se o transporte público for reconhecido como um direito social.

Rádio complicado

Instalar um sistema de rádio digital no Brasil é complicado. De acordo com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, Abert, com o crescimento desordenado das cidades do Brasil, há muitas interferências, criando assim as “áreas de sombra”. E esse é um problema dos dois sistemas em teste no país: o europeu (DRM) e o americano (HD). “A tecnologia não é acostumada aos níveis de interferência do Brasil”, destacou a gerente de tecnologia da Abert, Monique Cruvinel. De acordo com ela, os problemas maiores são na faixa AM, que, para mandar o sinal mais longe, troca por mais fragilidade.

Agregar valores

A empresa de consultoria Klein & Associados vai promover um café da manhã para comemorar os 15 anos da empresa, aproveitando a data para homenagear o ex-ministro da Agricultura deputado Mendes Ribeiro Filho. “Isso significa o reconhecimento pela conduta de “agregar valores” do ex-ministro em todas as áreas em que atuou”, comentou o também ex-ministro da Agricultura, Odacir Klein, um dos donos da empresa e idealizadores do evento.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet