Segunda-feira, 17 de agosto de 2026
informe o texto

Notícias | Geral

Lula eleva o tom e chama Bolsonaro de “homicida” pelas mortes da covid em ato do PSB

TOTAL DE ÓBITOS CONFIRMADOS

30/07/2026 - 10:13 | Atualizada em 30/07/2026 - 18:13

Cícero Henrique

Lula eleva o tom e chama Bolsonaro de “homicida” pelas mortes da covid em ato do PSB

Foto: Marcelo Casal

Durante a convenção nacional do PSB realizada em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elevou o tom das críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro ao responsabilizá-lo pela condução da pandemia de Covid-19 no Brasil. Ao defender o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos profissionais da área da saúde, Lula afirmou que Bolsonaro agiu de forma negligente durante a crise sanitária e o classificou como responsável por grande parte das mortes registradas no período. As declarações ocorreram durante o evento que oficializou o apoio do PSB à candidatura à reeleição do petista e confirmou Geraldo Alckmin como candidato a vice-presidente.

No mesmo discurso, Lula contrastou a atuação de Bolsonaro com a de Alckmin, destacando a confiança, a estabilidade institucional e a lealdade do atual vice-presidente. O petista afirmou que Alckmin representa uma garantia de compromisso com a democracia e com o funcionamento das instituições, em uma referência indireta às tensões políticas que marcaram os anos do governo Bolsonaro. A fala reforçou a estratégia da campanha de associar a atual gestão à defesa da ordem democrática e da governabilidade.

Ao discursar na convenção, Geraldo Alckmin também direcionou críticas ao campo bolsonarista. Sem citar diretamente o ex-presidente em todos os momentos, o vice-presidente condenou o que chamou de extremismo político, criticou a postura de grupos que, segundo ele, atuam contra os interesses nacionais e relembrou as mais de 700 mil mortes registradas durante a pandemia. Alckmin ainda afirmou que não há compatibilidade entre discursos em defesa da liberdade e ações que questionem o processo democrático, reforçando o embate político que deve marcar a disputa eleitoral de 2026.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet