A exoneração, a pedido, do ex-secretário municipal de Esportes de Cuiabá, Jeferson Neves, repercutiu durante a sessão ordinária da Câmara Municipal nesta terça-feira (14).A vereadora Michelly Alencar - UB, esposa de Neves, afirmou que as crianças cuiabanas perdem com a saída dele. Segundo ela, o ex-secretário foi pressionado por aliados por ela ter se recusado a apoiar o projeto de reeleição da presidente da Câmara, Paula Calil - PL, aliada do prefeito Abilio Brunini - PL."O meu marido vinha sofrendo uma certa pressão, sim. Como eu não estava no grupo do prefeito, ele compunha o staff da prefeitura e os aliados do prefeito começaram a cobrar", disse a vereadora.
O vereador Ilde Taques - Podemos, candidato à presidência da Mesa Diretora, reforçou: "quem perde com a exoneração desse secretário é Cuiabá". Já o vereador Jefferson Siqueira afirmou que o prefeito "persegue as pessoas. É o cara mais incoerente, mentiroso e hipócrita", e lembrou que chegou a ser acusado por Abilio de ter ligação com facção criminosa. O caso agora tramita na Justiça.
A vereadora Maysa Leão disse que em 2020 acreditou no "Abilinho", e alertou: "quando você não obedece, não faz o que ele quer, ele é capaz de tudo". Maysa lembrou que o prefeito a acusou de ter usado emendas oriundas do MAPA para gastos de pré-campanha e que o processou por isso.
Após Michelly, o vereador Dilemário Alencar - Podemos, ex-líder do prefeito e também candidato à presidência do Legislativo, usou a tribuna e ignorou as críticas dos colegas ao prefeito. Minutos depois, ele foi um dos 13 vereadores que votaram SIM ao parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação - CCJR ao projeto de resolução que visa alterar o regimento interno da Casa e permitir a reeleição da presidente. A votação terminou em 13 votos SIM e 12 NÃO, o que demonstra que o grupo de Paula/Abilio não tem os 18 votos necessários para mudar o regimento.
Derrota no TJ
A tentativa do prefeito Abilio de interferir no Legislativo foi frustrada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso - TJMT, que rejeitou pedido do Município para alterar o regimento da Câmara Municipal de Cuiabá. O objetivo era reduzir a exigência de maioria qualificada de dois terços para maioria simples.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.