informe o texto

Notícias | Brasil

Direita na mira: PF, PGR e STF concentram maioria das ações contra parlamentares conservadores

ACABOU O DISCURSO DA DIREITA

12/07/2026 - 13:56 | Atualizada em 13/07/2026 - 15:01

Cícero Henrique

Direita na mira: PF, PGR e STF concentram maioria das ações contra parlamentares conservadores

Foto: Reprodução

Desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2023, a direita brasileira passou a ocupar o centro das principais investigações conduzidas pela Polícia Federal (PF), pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O cenário alimenta críticas da oposição, que sustenta haver um desequilíbrio na atuação das instituições, especialmente quando comparada ao número de investigações envolvendo políticos de esquerda.

Levantamento divulgado em julho de 2025 apontou que 83% dos inquéritos e processos em tramitação no STF contra deputados federais tinham como alvo parlamentares de direita. Dos 61 procedimentos identificados, 51 envolviam políticos desse campo ideológico, enquanto apenas um número reduzido atingia representantes da esquerda. O estudo também mostrou que o Partido Liberal (PL) concentrava 64% das ações, tornando-se o principal foco das investigações envolvendo parlamentares federais.

No ano eleitoral de 2026, esse quadro passou a ser explorado politicamente pela oposição, que acusa o governo e as instituições de promoverem um ambiente de pressão permanente sobre lideranças conservadoras. Entre os exemplos citados estão as sucessivas fases da Operação Lesa Pátria, que acumulou 29 etapas até 2024, além de outras operações da PF direcionadas a figuras ligadas à direita. Embora ainda não exista um levantamento consolidado sobre 2026, aliados do campo conservador afirmam que a concentração de investigações se intensificou durante o período pré-eleitoral, ampliando o discurso de seletividade institucional e de uso político dos órgãos de investigação.

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet