informe o texto

Notícias | Geral

Covid-19 é responsável por 33,5% dos óbitos por SRAG em 2026

A vacina é a principal forma de proteção contra casos graves e óbitos.

10/04/2026 - 13:20 | Atualizada em 11/04/2026 - 13:22

Redação

Covid-19 é responsável por 33,5% dos óbitos por SRAG em 2026

Foto: Luiz Alves

Com situação preocupante no Mato Grosso e no Maranhão, boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostra que 18 estados e o Distrito Federal permanecem em situação de alerta, risco ou alto risco para a ocorrência de casos graves de síndromes gripais, com 13 desses locais apresentando tendência de aumento nos casos nas próximas semanas. 

Acre, Tocantins, Bahia e Pernambuco, que estão no patamar de risco de acordo com os registros das últimas semanas, também devem entrar em um cenário pior. 

Das principais infecções causadoras de SRAG, três podem ser prevenidas por vacinas disponíveis no SUS: Influenza A, Influenza B e Covid-19. 

Este ano, já foram notificados 31.768 casos de SRAG no Brasil, e cerca de 13 mil tiveram resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório: 42,9% de rinovírus, 24,5% de influenza A, 15,3% de vírus sincicial respiratório, 11,1% de covid-19 e 1,5% de influenza B. 

O país também registrou 1.621 mortes por SRAG este ano, 669 com exame positivo. Mas nesses casos, o grande destaque é a covid-19, responsável por 33,5% dos óbitos, seguida por  32,9% causadas por influenza A, 22,7% causadas por rinovírus, 4,8% vírus sincicial respiratório e 2,8% por influenza B.

CUIABÁ
Dados da Vigilância Epidemiológica apontam que os casos de influenza A e B tiveram aumento de 824% em 2026, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Até março de 2025, haviam sido registrados 25 casos entre moradores. Em 2026, o número já chega a 231 confirmações, além de um óbito.

Considerando também pacientes de outras cidades atendidos na capital, são 300 ocorrências notificadas. Somente nas últimas semanas, foram confirmados 49 novos casos. Apesar disso, houve redução de 54,2% em relação à semana anterior, indicando uma possível desaceleração momentânea, ainda dentro de um cenário de alta circulação viral.

O que a SMS-Cuiabá não menciona no comunicado institucional divulgado pela Secom é que os casos de Covid-19 aumentaram em Cuiabá e no estado. Dados do Ministério da Saúde apontam 15 registros da doença em MT, e dois óbitos, um em Chapada dos Guimarães e outro em Cuiabá.

Assim como a vacinação contra Influenza é importante, a imunização contra a Covid-19 também é. a vacina está disponível nas Unidades de Saúde em todos os municípios.  



Vacina
A pesquisadora Tatiana Portella, do Boletim InfoGripe e do Programa de Computação Científica da Fiocruz, ressalta que a vacina é a principal forma de proteção contra casos graves e óbitos. 

Portanto, recomenda que é fundamental que a população de maior risco e também os grupos mais expostos, como profissionais de saúde, vacinem-se o quanto antes.

"Também recomendamos que pessoas com sintomas de gripe ou resfriado permaneçam em casa em isolamento. Caso isso não seja possível, o ideal é sair usando uma boa máscara", destaca Tatiana Portella.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet