Quarta-feira, 15 de abril de 2026
informe o texto

Notícias | Brasil

PF combate a produção clandestina e comércio de canetas emagrecedoras em MT e mais nove estados

07/04/2026 - 10:20 | Atualizada em 08/04/2026 - 13:58

Redação

PF combate a produção clandestina e comércio de canetas emagrecedoras em MT e mais nove estados

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal, com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), deflagrou, nesta terça-feira (7/4), a Operação Heavy Pen, com o objetivo de reprimir a entrada irregular no país, a produção clandestina, a falsificação e o comércio ilegal de medicamentos e insumos farmacêuticos destinados ao emagrecimento.

Estão sendo cumpridos 45 mandados de busca e apreensão, além da realização de 24 ações de fiscalização, nos estados:
  1.  Espírito Santo,
  2. Goiás,
  3. Mato Grosso, 
  4. Mato Grosso do Sul,
  5. Pará, do Paraná,
  6. Roraima,
  7. Rio Grande do Norte,
  8. São Paulo,
  9. Sergipe e
  10. Santa Catarina.

A ação tem como foco o enfrentamento de grupos envolvidos na cadeia ilícita desses produtos, desde a importação fraudulenta até a distribuição e a comercialização irregular de substâncias de uso injetável.

As ações concentram-se, especialmente, em produtos à base de princípios ativos como semaglutida e tirzepatida, amplamente utilizados em tratamentos para obesidade, além de substâncias correlatas, como a retatrutida, ainda sem autorização para comercialização no Brasil.

Durante as diligências, também são fiscalizados estabelecimentos, como laboratórios de manipulação, clínicas estéticas e empresas que atuam à margem da regulação sanitária, com produção, com fracionamento ou com comercialização de medicamentos sem registro ou de origem desconhecida. Os elementos colhidos subsidiarão investigações em curso.

As condutas investigadas podem caracterizar crimes relacionados à falsificação e à comercialização irregular de medicamentos, além de contrabando.

As apreensões de medicamentos emagrecedores realizadas pela Polícia Federal apresentaram aumento nos últimos anos, passando de 609 unidades em 2024 para 60.787 em 2025, e já alcançando 54.577 unidades até março de 2026.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet