07/01/2026 - 15:24
Redação
Nesta quinta-feira, 8 de janeiro, completam-se três anos dos ataques golpistas às sedes dos Três Poderes, ocorridos logo no início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2023.
Ao longo do dia, entidades dos movimentos sociais estão chamando a população a participar de manifestações nas principais cidades do país em defesa da democracia e da soberania e contra a anistia aos golpistas, contida no PL da Dosimetria aprovado pelo Congresso.
As manifestações são lideradas pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, movimentos sociais, centrais sindicais e partidos do campo democrático e de esquerda, entre os quais o PCdoB, o PT e o PSol.
O principal ato será em Brasília, em frente ao Palácio do Planalto — a concentração está sendo chamada para as 8h. Na sede do governo federal, às 10h30, acontece uma cerimônia oficial com o presidente Lula e autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário. Ao fim do ato oficial, o presidente deverá descer a rampa, indo ao encontro da militância.
Nesta terça-feira (6), o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), confirmou que Lula vetará o PL da Dosimetria durante a cerimônia. O projeto, aprovado pelo Congresso no final do ano, é uma anistia disfarçada a Jair Bolsonaro (PL), principal liderança da trama golpista que culminou com os ataques de 8 de janeiro de 2023.
Manifestações pelo país
Até o momento, já foram divulgados os seguintes atos:
Brasília (DF): concentração às 8h, em frente ao Palácio do Planalto;
São Paulo (SP): 18h, na Faculdade de Direito da USP, Largo São Francisco, Centro;
Rio de Janeiro (RJ): 16h, na Cinelândia, Centro;
Porto Alegre (RS): 17h30, na Esquina Democrática, Centro;
Recife (PE): 15h, na esquina da Rua 7 de Setembro com a Avenida Conde da Boa Vista;
Fortaleza (CE): 15h, na Praça do Ferreira;
São Luís (MA): 16h, no Largo do Carmo, Centro;
Cuiabá (MT): 16h30 – panfletagem na Praça Alencastro e batalha de MC’s / 18h: Roda da Democracia na Casa das Pretas e samba com Ju Grisolia;
Manaus (AM): 17h, na Praça da Polícia (Avenida 7 de Setembro, Centro).
16/02/2026 - 10:28
15/02/2026 - 11:32
13/02/2026 - 09:13
10/02/2026 - 11:53
10/02/2026 - 11:49
13:53
13:43
13:04
10:56
09:57