Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026
informe o texto

Notícias | Legislativo

Manobra política: Carla Zambelli renuncia ao mandato e livra Hugo Motta

14/12/2025 - 17:18 | Atualizada em 16/12/2025 - 11:43

Cícero Henrique

Manobra política: Carla Zambelli renuncia ao mandato e livra Hugo Motta

Foto: Reprodução

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) renunciou ao mandato neste domingo (14), após negociações entre dirigentes do Partido Liberal e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos).

Condenadaa 10 anos de prisão por ter comandado uma invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em regime fechado, Zambelli fugiu para a Itália, acabou presa e aguarda a conformação de extradição pela Justiça italiana. Na semana passada, a Câmara dos Deputados, a despeito de ordem judicial, manteve o mandato da parlamentar, em afronta ao Supremo Tribunal Federal.

Em seguida, Hugo Motta foi notificado pelo STF a declarar a cassação de Zambelli. Se desobedecesse a ordem, aprofundaria a crise institucional e poderia ser penalizado.

Ao renunciar ao mandato, Carla Zambelli contribui para aliviar a tensão, livra Motta de submeter-se ao Supremo e tenta manter os direitos políticos. Arenúncia foi divulgada pela assessoria da Presidência da Câmara.

Com a renúncia, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), deve dar posse nesta segunda-feira (15) ao suplente da parlamentar, Adilson Barroso (PL-SP). 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet