O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) Rodrigo Bacellar (UB) foi preso nesta quarta-feira (3). Ele é suspeito de vazar em setembro passado a Operação Zargun, que tinha como alvo o deputado estadual TH Joias (MDB), preso naquela ocasião.
Na véspera da operação, Bacellar ligou para TH Joias, avisou que seria alvo da PF e orientou-o a destruir provas. O deputado chegou a usar um caminhão-baú para remover provas.
Operação
A operação deflagrada hoje, denominada 'Unha e Carne', combate a atuação de agentes públicos envolvidos no vazamento de informações sigilosas e cumpriu um mandado de prisão preventiva (de Bacellar) e oito mandados de busca e apreensão, além de um mandado de intimação para cumprimento de medidas cautelares diversas da prisão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A ação se insere no contexto da decisão do Supremo Tribunal Federal no âmbito do julgamento da ADPF 635/RJ (ADPF das Favelas) que, dentre outras providências, determinou que a Polícia Federal conduzisse investigações sobre a
atuação dos principais grupos criminosos violentos em atividade no estado e suas conexões com agentes públicos.
TH Joias e Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj — Foto: Divulgação