Quarta-feira, 20 de maio de 2026
informe o texto

Notícias | Brasil

Saúde-VG investiga mais dois casos de intoxicação por metanol; uma pessoa morreu

25/10/2025 - 11:01 | Atualizada em 25/10/2025 - 11:13

Redação

Saúde-VG investiga mais dois casos de intoxicação por metanol; uma pessoa morreu

Foto: Secom/VG

Em nota divulgada neste sábado (25) a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que dois pacientes deram entrada no Hospital e Pronto-Socorro Municipal (HPSMVG) com suspeita de intoxicação exógena por metanol.

O primeiro caso é de um paciente do sexo masculino, de 30 anos, residente no bairro Marajoara, que permanece internado na unidade. Ele deu entrada no Pronto-Socorro por volta da 1h da manhã desta sexta-feira (24), apresentando visão turva, taquicardia, náuseas e vômitos persistentes, após relatar ingestão de vodka na noite de terça-feira (22), por volta das 22h.

De acordo com familiares, a bebida teria sido consumida em uma distribuidora localizada no bairro Paiaguás, em Várzea Grande. O paciente apresentou quadro de insuficiência renal aguda, necessitando de sessões de hemodiálise e administração do antídoto fomepizol. Atualmente, encontra-se consciente, respirando em ar ambiente e sob acompanhamento clínico e laboratorial contínuo.

O segundo caso é de um paciente do sexo masculino, de 40 anos, residente no bairro Jardim Primavera, que evoluiu a óbito na tarde de sexta-feira (24). Ele deu entrada no HPSMVG na noite de terça-feira (22), por volta das 22h, com sintomas de confusão mental e ferimento na cabeça, decorrente de uma possível briga. Segundo a família, o homem apresentou cefaleia intensa e sinais de desorientação após ingerir bebida alcoólica de procedência desconhecida.

LEIA TAMBÉM
Saúde divulga lotes de Ballantine's Finest suspeitos de adulteração em Mato Grosso


Durante o atendimento, o paciente evoluiu rapidamente com falência renal aguda, dificuldade respiratória intensa (gasping) e sangramento nasal, sendo necessária intubação orotraqueal, hemodiálise e uso do antídoto fomepizol. Apesar de todos os esforços da equipe médica, ele não resistiu.

A Secretaria Municipal de Saúde reforçou que todos os protocolos clínicos e de vigilância foram imediatamente acionados, e o caso está sendo acompanhado pelas autoridades competentes, em articulação com os órgãos de saúde do Estado e demais instituições envolvidas nas investigações.
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet