10/10/2025 - 16:27
Barbara Luz
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quinta-feira (9) da inauguração da nova fábrica de veículos elétricos e híbridos da BYD em Camaçari, na Bahia. Com investimento de R$ 5,5 bilhões, o empreendimento é o maior complexo industrial da empresa fora da Ásia e simboliza um marco para a reindustrialização do país, em sintonia com o programa Nova Indústria Brasil (NIB).
A planta, que ocupará 4,6 milhões de metros quadrados, nasce com capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano, podendo dobrar esse volume em uma segunda fase. O empreendimento deve gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos, fortalecendo a cadeia produtiva local. Durante a cerimônia, foi apresentado o primeiro híbrido plug-in flex do mundo, capaz de rodar com etanol, gasolina e energia elétrica.
Lula: dignidade e soberania para os trabalhadores
Em discurso emocionado, Lula destacou o significado da nova fábrica para os trabalhadores baianos:
“À vinda dessa empresa me traz orgulho, porque sei o que é ser trabalhador e ficar desempregado. (…) É a certeza de que no fim do mês você receberá o salário merecido, que dá a você o direito de andar de cabeça erguida”.
O presidente também lembrou que a gigante chinesa ocupará o espaço antes ocupoado pela Ford, que deixa a região. “Lamentamos vocês saírem, mas o que veio para o Brasil será melhor. O que queremos é uma relação civilizada com o mundo, por isso defendemos o multilateralismo”.



Brasil como líder da transição verde
O presidente global da BYD, Wang Chuanfu, ressaltou as condições estratégicas do país. “O Brasil tem vantagens únicas e abundantes de energia limpa, uma sociedade aberta e plural, cidadãos dispostos a abraçar novas tecnologias. Além disso, o governo lançou a Nova Indústria Brasil, focada na inovação e na transição verde, o que cria condições ideais. O Brasil é líder na transformação verde”, disse Chuanfu.
A visão foi reforçada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que classificou a unidade como fundamental para a “indústria inovadora, verde e exportadora” sonhada pelo governo, e pelo ministro Rui Costa, que anunciou a futura produção de baterias e autopeças no local.
Cooperação Brasil-China e confiança no futuro
O embaixador da China, Zhu Qingqiao, afirmou que as relações entre os dois países vivem sua “melhor fase histórica”, enquanto a executiva da BYD, Stella Li, destacou que “o sonho apenas começou” e celebrou a formação de brasileiros para liderar a nova era da indústria automotiva.
Moradores de Camaçari também expressaram esperança. O inspetor de qualidade Danilo Alves comemorou: “não só o meu sonho foi realizado. Foi o meu, dos meus filhos, da minha esposa e da minha família”.
11/11/2025 - 10:41
10/11/2025 - 17:07
07/11/2025 - 14:47
03/11/2025 - 10:15
03/11/2025 - 07:17
12:18
10:41
10:39
08:30
08:22