A briga pela para o Senado Federal em Mato Grosso está uma verdadeira "guerra" até mesmo na direita, onde alguns preferem o senador Jayme Campos, outros preferem o deputado federal José Medeiros.
Além dos nomes de Mauro Mendes e da deputada estadual Janaina Riva(MDB).
A esquerda vai mesmo apoiando o senador Carlos Fávaro(PSD).
A vaga de senador é muito cobiçado, devido os altos "esquemas", além dos privilégios como:
Cota para Exercício de Atividade Parlamentar ou "Cotão" Formalmente Cota para Exercício de Atividade Parlamentar CEAP (antiga "Verba Indenizatória"), é popularmente chamada de "cotão". ...
Verba de gabinete. ...
Auxílio-moradia. ...
Previdência social especial. ...
Pensão vitalícia. ...
Foro privilegiado. ...
Plano de saúde.
Além da quebra de braço pelo Planalto, as eleições de 2026 terão como foco a disputa pelo Senado Federal, onde estarão em jogo 54 das 81 cadeiras. A renovação de ⅔ da Casa tem potencial para redefinir o equilíbrio de forças da política brasileira até 2035.
O controle da Casa Alta tornou-se a prioridade tanto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que enxergam na maioria legislativa um instrumento decisivo para influenciar não apenas a governabilidade, mas também a relação com o STF (Supremo Tribunal Federal).
O Senado concentra atribuições exclusivas que explicam a centralidade da disputa. Cabe ao presidente da Casa, por exemplo, autorizar e conduzir processos de impeachment contra ministros do Supremo.
O número de ouro tanto para a esquerda quanto para a direita é 41 –a maioria necessária para controlar a pauta e viabilizar as prerrogativas.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.