Mato Grosso é campeão de violência contra as mulheres no Brasil, devido a falta de políticas públicas do governo Mauro Mendes(União Brasil).
Mato Grosso é considerado hoje um estado muito violento deixando moradores temerosos com o crescente númerio de mortes e feminicídios.
O governo do estado investiu pesado em publicidade achando que poderia reverter os trágicos números da violência, na verdade só piorou o cenário de sangue que atinge todo Mato Grosso.
As mulheres no estado de Mato Grosso se sentem inseguras porque o governo não prioriza e não tem política públicas pára atender esse segmento.
Um prova disso foi a "aberração" da frase do governador Mauro Mendes em relação ao funcionamento 24 horas da Delegacia de Mulheres no município de Várzea Grande.
Esse quadro agravante no estado soma os demais estados brasileiros em relação a insegurança pública.
Como prova disso o relatório "Mulheres em Diálogo"que 77% das mulheres apontam que segurança e violência como as maiores preocupações das brasileiras.
O relatório “Mulheres em Diálogo”, lançado em março de 2025 pelo Instituto Update, em parceria com o Instituto de Pesquisa IDEIA, entrevistou 668 mulheres com 16 anos ou mais, de todas as regiões do país. A pesquisa foi estruturada em duas etapas: a primeira, de caráter qualitativo, foi realizada no segundo semestre de 2023; e a segunda, de abordagem quantitativa, ocorreu entre os dias 6 e 16 de dezembro de 2024. O estudo teve como objetivo captar as percepções das mulheres brasileiras sobre temas políticos, morais e sociais, com foco em uma perspectiva de gênero.
https://dossies.agenciapatriciagalvao.org.br/violencia-em-dados/77-das-mulheres-brasileiras-apontam-a-seguranca-e-a-violencia-como-os-maiores-problemas-do-pais/