Quarta-feira, 20 de maio de 2026
informe o texto

Notícias | Brasil

PF inutiliza maquinários, apreende combustível e máquinas em garimpo ilegal na TI Sararé

PF deflagra operação para combater crimes de desmatamento ilegal, garimpo ilegal, comércio ilegal de combustíveis e comercio ilegal de ouro

27/06/2025 - 17:41 | Atualizada em 30/06/2025 - 18:52

Redação

PF inutiliza maquinários, apreende combustível e máquinas em garimpo ilegal na TI Sararé

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal realizou durante a semana operação de repressão à crimes ambientais e à ordem econômica praticados no interior da Terra Indígena Sararé, próximo a Conquista d’Oeste/MT e Pontes e Lacerda/MT.

A ação visou combater a extração ilegal de ouro e a desintrusão de áreas atingidas pelos garimpeiros, bem como inutilizar instrumentos e maquinários empregados na atividade de garimpagem ilegal.
 
O contexto da operação decorre de ação determinada pela Diretoria da Amazônia da PF, que em parceria com outros países deflagram na mesma data a operação Rio Verde. Nesse contexto, foi deferida representação judicial pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Cáceres/MT.

O local da ação foi escolhido em razão do gravíssimo estado em que se encontra a TI Sararé, com milhares de garimpeiros ilegais usurpando matéria-prima da União por meio da extração ilegal de minério de ouro, além de noticiar a ocorrência de outros crimes, como o porte ilegal de armas de fogo e comércio ilegal de combustíveis para abastecer a logística do garimpo.



Durante as ações relativas à repressão à extração ilegal de minério foram inutilizadas escavadeiras hidráulicas, diversos motores estacionários e geradores de energia e estruturas de utilizadas pelos garimpeiros ilegais.

Também houve a apreensão de escavadeiras hidráulicas que serão encaminhadas em fiel depósito à Policia Federal e ao Conselho Comunitário de Segurança Pública do município de Mirassol d’Oeste/MT. 

Um caminhão carregado com quase 7 mil litros de óleo diesel também foi apreendido. O veículo e parte do combustível serão entregues em fiel depósito à Prefeitura de Cáceres e o restante do óleo diesel será entregue ao Conselho Comunitário de Segurança Pública do município de Pontes e Lacerda/MT.



Caberá a Polícia Federal identificar os proprietários desses maquinários, para esclarecer sua participação nos crimes reprimidos, a fim de que sejam responsabilizados penal e administrativamente.

A Polícia Federal esclareceu que após o encerramento das atividades em campo, todos os abordados serão qualificados e encaminhados ao Ibama para autuação administrativa. Na Polícia Federal será dada continuidade à investigação, cujo escopo é identificar os financiadores das atividades ilegais.

 
 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet