Esse corte tem um trecho maior do Guga Chacra encurralando o embaixador de Israel no Brasil.
No questionamento, Chacra lembrou de um acordo firmado entre o Irã e os Estados Unidos, ainda no governo de Barack Obama, que impedia o país de produzir bombas nucleares, limitando ao enriquecimento controlado de urânio e exportação para a Rússia.
“Embaixador, o mundo estava mais seguro quando o Obama fez um acordo com o Irã, que o governo Netanyahu, que o senhor representa, fez de tudo para sabotar, e quando o Trump assumiu o poder, acabou saindo daquele acordo”, iniciou o correspondente de Nova York.
“Foi um fracasso, um erro. Queria saber se o senhor concorda com este erro”, argumentou Chacra sobre as ações de Israel pedindo explicação da estratégia pela sabotagem às negociações.
Depois, o jornalista também perguntou o porque Israel tem bomba atômica, e que direito tem a mais que o Irã, “se não é signatário do tratado de não proliferação nuclear de pegar e bombardear o Irã”.
“Por que Israel tem bomba atômica? Por que Israel não assinou o tratado de não proliferação nuclear? E por que Israel sabotou o acordo nuclear firmado entre Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e que, segundo todos esses países e as agências de internacionais de energia atômica, o Irã cumpria?”.
Por fim, Chacra fez um questionamento ainda mais incisivo e direto ao embaixador: “Como bombardear um país e matar civis pode ser melhor do que um acordo que existia?”.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.