Cuiabanos aprovam vacinação contra influenza em Shoppings Centers
Oito em cada dez óbitos registrados em maio foram de idosos com mais de 61 anos
08/06/2025 - 08:40 | Atualizada em 09/06/2025 - 15:43
Cícero Henrique
Foto: Caldeirão Político
A Prefeitura de Cuiabá, numa ação conjunta do núcleo de apoio à primeira dama Samantha Iris com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece durante todos os sábados do mês de junho, no período das 10h às 19h, pontos de vacinação contra o vírus da Influenza em três Shoppings Centers (Pantanal, Estação e Três Américas).
A primeira oferta de vacinação ocorreu neste sábado (7), contemplando grupos prioritários (foto de capa). Foram disponibilizadas 300 doses da vacina contra a Influenza em cada um dos três shoppings. O destaque foi para o Shopping Três Américas, onde as doses se esgotaram antes mesmo do horário previsto para o encerramento da ação. No Pantanal Shopping, foram aplicadas 240 doses, enquanto no Shopping Estação o número chegou a 128.
Para ser vacinado, basta apenas comparecer com documento de identificação. Posteriormente, as informações são remetidas ao sistema do SUS (Sistema Único de Saúde) e estarão disponíveis no aplicativo "Meu SUS Digital", acessados mediante senha de acesso do sistema GOV BR.
A diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Janaina da Silva Pinheiro, declarou que a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, atendendo ao pedido da primeira dama Samantha Iris, tem o propósito de acelerar a vacinação ao grupo prioritário para, posteriormente, ser oferecida a todo o público.
"Durante a semana, a vacinação da Influenza é oferecida nos postos de saúde. Agora, nos finais de semana, mais uma opção às famílias, idosos e crianças que, muitas vezes pela rotina acelerada durante a semana, não dispõem de tempo para comparecer em um posto de saúde. Os shoppings são ambientes de grande circulação de pessoas e esperamos uma expressiva adesão aos sábados", comenta.
Grupos prioritários
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Idosos (Igual ou acima de 60 anos)
- Gestantes
- Puérperas
- Povos indígenas
- Quilombolas
- Pessoas em situação de rua
- Trabalhadores da saúde
- Professores
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de Transporte Coletivo
- Trabalhadores Portuários
- Trabalhadores dos Correios
- Funcionários do sistema prisional
- Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais
Entenda
A Influenza é uma doença que causa sintomas como tosse, nariz escorrendo e dor de garganta. Essa condição afeta as vias aéreas, incluindo o nariz, boca, garganta e pulmões, e é causada por diferentes tipos de vírus Influenza, como o influenza H3N2, H1N1 ou Influenza B.
Também conhecida como gripe, a influenza provoca sintomas leves na maioria das pessoas. No entanto, crianças, idosos e gestantes têm maior risco de ter sintomas e complicações graves, como falta de ar e respiração acelerada.
Óbitos
Das 36 mortes causadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Mato Grosso no mês de maio, 88% foram entre pessoas que não haviam tomado a vacina contra a influenza.
A análise de perfil das vítimas mostra que oito em cada dez óbitos registrados em maio foram de idosos com mais de 61 anos, sendo que sete tinham de 76 a 80 anos e sete tinham mais de 80 anos. Este padrão é consistente com o perfil nacional de maior gravidade e letalidade da Influenza A em idosos.
Os dados constam em alerta epidemiológico divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Mato Grosso (Cievs), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), sobre o aumento de mortes pela síndrome no Estado, com dados inseridos no sistema até o dia 3 de junho.
A cobertura vacinal do público-alvo prioritário (crianças, idosos e gestantes) está em 28% em Mato Grosso. Já na Capital a cobertura vacinal é de 21,26%, com 53.948 doses aplicadas de um público alvo de 151.983, de acordo com os dados contidos na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) até o dia 07/06/2025.
Os principais sintomas de influenza incluem:
- Tosse ou espirros;
- Dor de garganta;
- Dor no corpo;
- Dor de cabeça ou atrás dos olhos;
- Nariz entupido ou escorrendo;
- Febre;
- Olhos com excesso de lágrimas ou vermelhos;
- Mal-estar;
- Indisposição ou fraqueza.