PESQUISA GENIAL/QUAEST: Eleitor tem mais medo de volta de Bolsonaro do que de novo governo Lula
ASSISTA O DISCURSO DE LULA
03/04/2025 - 12:52
Cícero Henrique
Foto: Reprodução
Pesquisa do instituto Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 3, mostra que 44% dos eleitores brasileiros têm medo do retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Por outro lado, 41% dizem ter receio de uma vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição de 2026.
Outros 6% disseram que têm medo dos dois cenários e 4% afirmam que não possuem receio de nenhuma hipótese. Outros 5% não souberam ou não responderam.
Pesquisa Quaest – O que te dá mais medo hoje: Lula continuar ou Bolsonaro voltar?
Bolsonaro 44%
Lula 41%
Tenho medo dos dois 6%
Não tenho medo de nenhum dos dois 4%
NS/NR 5%
A Genial/Quaest fez entrevistas presenciais com 2.004 eleitores de 120 municípios entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o índice de confiabilidade é de 95%.
O levantamento do instituto também mostrou que Lula lidera cenários de segundo turno contra todos os potenciais candidatos da direita para a eleição de 2026.
Se voltarem a se enfrentar, como no segundo turno da eleição de 2022, Lula tem 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 40%. Como a margem de erro é de dois pontos porcentuais, os dois estão empatados no limite da margem de erro. Outros 3% estão indecisos e 13% disseram que pretendem votar em branco ou nulo, ou se ausentar do pleito.
Quando o confronto é entre Lula e o governador de São Paulo, a diferença aumenta. O atual presidente teria 44% das intenções, e Tarcísio 37%. O percentual de votos indecisos é de 4% e branco/nulo/não vai votar somam 16%.
Os que se declaram “lulistas” são 19%, enquanto 12% se enquadram como “bolsonaristas”. Outros 12% disseram ser de esquerda, mas não lulistas, e 21% afirmaram que se identificam com a direita, mas sem serem bolsonaristas.
Segundo a pesquisa, 30% dos brasileiros se identificam como “anti-petistas”, enquanto 60% não de adequam ao grupo. Outros 10% não souberam responder.
Aprovação x reprovação de Lula
A preferência por Lula prevalece mesmo diante de um momento de queda na popularidade do mandatário. A reprovação do petista chegou a 56%, o pior índice do mandato, após despencar 7 pontos percentuais em relação ao questionário anterior, conforme levantamento Genial/Quaest divulgado na quarta-feira (2/4). Na pesquisa, consta que Lula tem aprovação de 41%.
Tarcísio e Michelle são os preferidos para substituir Bolsonaro
Os nomes de Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, e de Michelle Bolsonaro (PL), ex-primeira-dama, são os preferidos para substituir o inelegível Jair Bolsonaro (PL) como candidato ao Palácio do Planalto em 2026. Principalmente entre os eleitores do ex-presidente.
De acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 3, quando considerado o eleitorado geral, são 15% os que citam Tarcísio como quem deveria ser o candidato da direita. Enquanto isso, 14% apontam o nome de Michelle. Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados, junto também com Pablo Marçal (PRTB), citado por 11% dos brasileiros.
Cotado como uma das opções pelo núcleo mais próximo do ex-presidente, o filho Eduardo Bolsonaro é citado por 4% do eleitorado geral, atrás, por exemplo, de Ratinho Júnior, escolhido por 9% e empatado com os governadores de Minas, Romeu Zema (Novo), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União).
Quando há um recorte apenas entre os eleitores que em 2022 votaram em Jair Bolsonaro, e que teriam portanto mais propensão a escolher um nome deste campo, Michelle é citada por 26% dos eleitores, enquanto Tarcísio é apontado por 24% como melhor opção. Neste caso, Pablo Marçal fica bem para trás, citado por 12% dos eleitores do ex-presidente. Neste caso, Eduardo Bolsonaro fica em quarto, escolhido por 8% dos que votaram no pai em 2022.
Entre os que votaram em Lula, Tarcísio é citado como melhor nome da direita por 10%, mesmo índice do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), e um ponto a mais do que o de Pablo Marçal, apontado por 9%.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 eleitores dos dias 27 a 31 de março. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.