Segunda-feira, 28 de abril de 2025
informe o texto

Notícias | Cidades

Dois criminosos morrem em confronto com a polícia

OPERAÇÃO ACQUA ILICITA

20/03/2025 - 10:15 | Atualizada em 20/03/2025 - 18:15

Redação

Dois criminosos morrem em confronto com a polícia

Foto: Reprodução

Dois homens ligados à facção criminosa Comando Vermelho morreram na manhã desta quinta-feira (20), em confronto com policiais militares, durante a Operação Acqua Ilicita, em Cuiabá. Fabio Junior Batista Pires, conhecido como Farrame, e Gilmar Machado da Costa reagiram à abordagem dos policiais durante o cumprimento de mandados da operação que visa desarticular organização criminosa voltada à prática de extorsão e lavagem de capitais, capitaneada por distribuidores de água mineral ligados a integrantes do Comando Vermelho.

Os distribuidores de água estariam coagindo comerciantes de Cuiabá, Várzea Grande, Nobres e Sinop. A operação prevê o cumprimento de 55 mandados de busca e apreensão domiciliar, 12 mandados de prisão preventiva, sequestro de 33 veículos automotores e bloqueio de 42 contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas.

Foram expedidos 60 mandados de busca e apreensão, 12 mandados de prisão e sequestro de bens e valores ilícitos, incluindo 33 veículos que estão sendo cumpridos nos quatro municípios.



As investigações apontaram para uma organização criminosa em expansão visando lucros por meio de atividades ilícitas. O Serviço de Inteligência da Polícia Militar, em colaboração com os agentes do Gaeco, constatou que os criminosos cobravam um alto preço pelo controle econômico de comerciantes. Sob coação, eles eram cooptados a aderir ao grupo criminoso.

Ao todo, participam da operação mais de 400 policiais militares. A Polícia Militar esteve presente na operação através da sua Rede de Enfrentamento Tático Contra as Facções Criminosas (REFAC), composta pelos setores de inteligências e unidades táticas e operacionais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Forças Táticas, Companhia Raio e Grupo de Apoio (GAP).



“A Rede de Enfrentamento Tático, instituída pela Polícia Militar, tem como objetivo a atuação em conjunto fortalecendo o combate às facções criminosas em todo o Estado de Mato Grosso, seguindo o programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso e Secretaria de Estado de Segurança Pública”, explica o subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel José Nildo de Oliveira.


 

 

Informe seu email e receba notícias!

Sitevip Internet