A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Barra do Garças, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (26.2), a Operação Leviatã III, para cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão contra integrantes de uma facção criminosa autuante com o tráfico de drogas e homicídios no município e região.
A operação contou com a participação de 28 policiais civis, de Barra do Garças e de Cuiabá, em uma ação coordenada de repressão ao crime organizado. A ação integra os trabalhos do programa Tolerância Zero, idealizado pelo Governo de Mato Grosso, para combate às facções criminosas em todo o Estado.
Foram cumpridos cinco mandados de prisão, além de mandados de buscas, apreensão domiciliar e quebras de sigilo dos investigados, em Cuiabá e Barra do Garças.
As investigações apontaram que os alvos da operação estão ligados à facção criminosa atuante na região e estão relacionados a homicídios qualificados, incluindo execuções praticadas com extremo grau de violência.
Entre os crimes praticados pela facção, está o assassinato de Kayk Oliveira Dias, ocorrido em agosto de 2024. Na ocasião, a vítima chegava em um bar com sua esposa, quando foi atingida por disparos de arma de fogo. Ele tentou correr, mas foi alcançado pelos faccionados que o seguiram com vários disparos. Em seguida, os suspeitos fugiram do local.
Morte
Um suspeito de 20 anos morreu após reagir e tentar tomar a arma de um policial durante o cumprimento de mandado judicial. O homem foi identificado como Luiz Felipe da Silva Cavalcante. Ele foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.Ele usava tornozeleira eletrônica e possuía diversas passagens criminais por promoção de organização criminosa, extorsão, ameaça, corrupção de menores e uso de drogas. Além disso, era apontado como um dos autores na morte de Kayk Oliveira Dias
O delegado responsável pelas investigações, Pablo Rigo, destacou que a operação representa o avanço nas apurações de homicídio e de crime organizado no município.
“A ação reforça a estratégia de inteligência policial para combater o avanço de facções criminosas em Barra do Garças e região, priorizando a segurança pública e a responsabilização dos envolvidos”, disse o delegado.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.